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Governamentalidade como ferramenta conceitual na pesquisa de políticas educacionais

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Governamentalidade como ferramenta conceitual na pesquisa de políticas educacionais

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Título Governamentalidade como ferramenta conceitual na pesquisa de políticas educacionais
Outro título Governmentality as a Conceptual Tool in Education Policy Research
Autor Fimyar, Olena
Veiga-Neto, Alfredo José da
Resumo Este artigo trata da governamentalidade, como ferramenta conceitual, na pesquisa em Ciências Humanas; particularmente, em estudos sobre políticas educacionais. Examinam-se as principais definições de governamentalidade apresentada por Foucault (1991). Argumento que a governamentalidade não constitui um enquadramento teórico fechado, mas é operacionalizada como ferramenta analítica genérica. A percepção desigual de governamentalidade nos estudos educacionais é discutida na segunda parte do ensaio. Há uma clara lacuna no estudo das políticas educacionais em contextos não-liberais na perspectiva da governamentalidade. Usando a pesquisa de Tikly (2003), aplico o conceito de "governamentalidade emergente" para uma compreensão da elaboração de políticas, como tecnologias de governo na Ucrânia pós-comunista. As possibilidades e as limitações desta tentativa teórica são discutidas na parte final do ensaio.
Abstract This paper analyses governmentality as a conceptual tool in social science research; in particular, in education policy studies. I examine the main definitions of governmentality put by Foucault (1991). I argue that governmentality does not constitute a closed theoretical framework, but rather is operationalised as a generic analytical tool. The uneven perception of governmentality in education studies is discussed in the second part of the paper. There is a clear gap in the studies of education policy in illiberal contexts through the perspective of governmentality. Taking Tikly’s (2003) research as a point of reference for my study in progress, I attempt to apply the concept of "emerging governmentality" to an understanding of policy-making, as technologies of government, in post-communist Ukraine. The possibilities and limitations of this theoretical endeavour are discussed in the final part of the paper.
Contido em Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 34, n. 2 (maio/ago. 2009), p. 35-56
Assunto Educação comparada
Educação liberal
Foucault, Michel, 1926-1984
Governamentalidade
Pesquisa
Política educacional
[en] Comparative education
[en] Educational policies
[en] Governmentality
[en] Liberal educational
[en] Post-communist education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/25947
Arquivos Descrição Formato
000708311.pdf (86.48Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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