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Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS

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Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS

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Título Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
Autor Grassi, Vinicius
Orientador Strohaecker, Tania Marques
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Assunto Geografia urbana
Geomarketing
Porto Alegre (RS)
Supermercados
[en] Commercial sites
[en] Geography
[en] Geomarketing
[en] Select of retail locations
[en] Supermarkets
Resumo Este trabalho visa aprofundar os estudos de novas localizações comerciais com a aplicação de técnicas de geomarketing, tendo como estudo de caso a rede de supermercados da Companhia Zaffari, na cidade de Porto Alegre - RS. A importância dessa análise locacional se dá pela influência que os supermercados exercem na dinâmica das cidades, pois os mesmos respondem pelos maiores fluxos de compras no espaço urbano. Metodologicamente, priorizam-se quatro condicionantes para as novas localizações: área de influência do supermercado, acesso viário, concorrência e renda do público consumidor do entorno das lojas. O objetivo final, portanto, desta análise, é propor novas localizações para os supermercados da respectiva empresa. Por fim, dois novos locais foram propostos para novos supermercados, sendo esses ideais nos critérios pré-estabelecidos para a estratégia de expansão da Companhia Zaffari.
Abstract This paper aims to deepen the studies of new businesses locations applying geomarketing techniques, taking as a case study the Companhia Zaffari supermarket chain, in the city of Porto Alegre - RS. The importance of locational analysis is by the influence that supermarkets have on the city dynamics, because the supermarkets account for the largest flows of shopping in urban space. Methodologically, four conditions are prioritizing for new locations: the area of influence of the supermarket, road access, competition and income of the target audience on the surrounding areas. Therefore, the ultimate goal is to propose new locations for the supermarkets on the cited company. Finally, two new sites were proposed for new supermarkets, and these sites were related in the pre-established criteria for the expansion strategy of the Companhia Zaffari.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25962
Arquivos Descrição Formato
000755499.pdf (6.404Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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