O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Fernanda dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-09-24T04:19:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25969 | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, realizado com egressos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem (ETE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O objetivo inicial era compreender o significado da formação técnica em enfermagem para a última turma de egressos da ETE (formandos 2008). Entretanto, durante a coleta de dados, realizada através de entrevistas, o estudo tomou uma nova direção, pois os discursos das participantes conduziram para uma reflexão/análise sobre o distanciamento entre a formação e a atuação profissional, e a realidade de trabalho dos técnicos de enfermagem. O referencial teórico adotado para o estudo foi o mesmo que embasa o currículo do curso técnico de enfermagem da ETE: a pedagogia libertadora e a pedagogia das competências. O projeto deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA e as participantes assinaram o Consentimento Livre e Esclarecido. As informações coletadas nas entrevistas foram submetidas a uma análise temática, em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados. As participantes relataram que a escolha do curso foi orientada, principalmente, pelo conceito do HCPA, o que mais tarde, na atuação profissional, foi motivo de expectativas e cobranças. Ao mesmo tempo em que falaram sobre momentos significativos e sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no curso, as participantes também apontaram lacunas no mesmo. Também relataram a necessidade de contextualização do processo de ensino-aprendizagem e de investir mais na execução de procedimentos técnicos durante o curso. Outras situações vividas na atuação profissional foram a sobrecarga de trabalho e o desempenho de atividades de competência do enfermeiro, motivo de angústias e conflitos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Escola Técnica de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Técnicos de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem : Prática profissional | pt_BR |
dc.title | O significado da formação para egressos da escola técnica de enfermagem do hospital de clínicas de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000756085 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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