Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNicolaides, Christine Siqueirapt_BR
dc.contributor.authorMittelstadt, Daniela Donedapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-28T04:19:25Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25994pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento de autonomia e multiletramentos em línguas adicionais a partir da apresentação e análise de duas unidades para o ensino de Português como língua adicional. O trabalho parte das concepções de uso da linguagem (CLARK, 2000; REDDY, 2000), de autonomia como forma de desenvolvimento da capacidade de atuar de forma crítica e modificadora em seu contexto (NICOLAIDES, 2003), de multiletramentos críticos (SNYDER, 2003) e da importância do ensino de línguas adicionais para a formação da cidadania (RAJAGOPALAN, 2003). De forma a explicitar as teorias e os critérios que embasam a produção do material didático com esse foco, o trabalho está dividido em cinco partes: aprendizagem de língua adicional sob uma perspectiva de uso da linguagem; autonomia e multiletramentos: conceitos subjacentes à produção de um material didático para o ensino de línguas adicionais; unidades didáticas de língua adicional visando a multiletramentos e à autonomia do educando; contexto de produção e realização das unidades de ensino; considerações finais. As unidades didáticas sugerem que o desenvolvimento da autonomia e de multiletramentos é favorecido quando há: trabalho por projetos; unidades de ensino que tenham possibilidades de escolha por parte dos alunos; início das unidades didáticas explicitando o tema, os objetivos e o material a ser usado; sugestões de outras fontes para aprofundar o trabalho. Pretendo com este trabalho contribuir para o debate de um ensino de línguas adicionais que busca tornar os alunos mais atuantes como membros de suas comunidades de prática, fornecendo aos professores de línguas adicionais maiores subsídios teóricos e práticos para a elaboração de tarefas de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to reflect on autonomy development and multiliteracies in additional languages from the presentation and analysis of two units to the Portuguese teaching as an additional language. This work is based on the concepts of language use (CLARK, 2000; REDDY, 2000), autonomy as a means of developing the capacity to act in a critical and modifying way in one’s own context (NICOLAIDES, 2003), critical multiliteracies (SNYDER, 2003) and the importance of additional language teaching to the education for citizenship (RAJAGOPALAN, 2003). In order to explain the theories and criteria that highlight the production of the didactic material with this focus, the work is divided into five parts: learning an additional language in the language use perspective; autonomy and multiliteracies: concepts underlying the production of a course for teaching additional languages; additional language teaching units aimed at student’s multiliteracies and autonomy; context of production and use of teaching units, final considerations. The teaching unit suggests that the development of autonomy and multiliteracies is favored when there are: work with projects, teaching units that have choice opportunities for students, suggestions of other sources for further work. I intend with this work to contribute to the discussion of an additional language teaching that seeks to make students more active as members of their communities of practice, giving additional languages teachers more theoretical and practical data for the preparation of tasks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectMultiliteracyen
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectLanguage useen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectAdditional language learningen
dc.subjectTasksen
dc.titleMultiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000755327pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples