Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFavero, Teresinha Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorBorges, José Humberto Martinspt_BR
dc.date.accessioned2010-09-28T04:19:26Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25999pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino que visa a refletir sobre o Ensino de Língua Portuguesa e alguns princípios metodológicos para o seu ensino/aprendizagem. O trabalho é baseado em uma experiência de quase seis anos como professor de Língua Portuguesa no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (pré-vestibular popular para alunos de baixa renda). A leitura deste não se destina, no entanto, a sugerir um modelo, mas comprovar a importância da prática na formação do professor. O relato busca evidenciar, sobretudo, a necessidade de o professor sempre refletir sobre sua prática de ensino, e aplicar sua metodologia levando em consideração a sua clientela e o seu contexto de trabalho. Serão apresentadas algumas redações de alunos evidenciando seus progressos. No primeiro capítulo, são discutidos alguns princípios teóricos com base em Paulo Freire e Vigotsky; no segundo capítulo, será relatada a prática ao longo desses quase seis anos e a gradual mudança de postura à medida que o professor ia tendo mais contato com teorias sobre educação e ensino de Língua Portuguesa e, ainda, maior contato com a realidade dos alunos; nas considerações finais, o trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como essa experiência contribuiu para a construção de uma nova postura e metodologia do professor.pt_BR
dc.description.abstractThis essay contains the report of my teaching practicum which aims to think about Portuguese language teaching and some methodological tenets for its teaching/learning. The study is based on an almost six year experience as a Portuguese teacher at Projeto Educacional Alternativa Cidadã (a popular pré-vestibular course for low class students). This report does not mean to suggest a model, but to prove the importance of a practicum activity in teacher education. The report endeavors to evince the teacher's necessity of pondering on his actions and applying a methodology considering his public and his context. Some essays written by students are presented in order to prove their progress. In the first chapter some theory tenets based on Paulo Freire and Vigotsky are discussed. In the second chapter this six year practice will be reported, as well as the gradual stance changing while the teacher developed a better contact with students' reality. In conclusion, a pondering on how this experience contributed for the development of a new teacher posture and methodology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingen
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.titleProjeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000755358pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples