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Reutilização de material asfáltico fresado : avaliação da potencialidade de uitlização em aterros rodoviários

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Reutilização de material asfáltico fresado : avaliação da potencialidade de uitlização em aterros rodoviários

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Title Reutilização de material asfáltico fresado : avaliação da potencialidade de uitlização em aterros rodoviários
Author Pinto, Cléber da Silva
Advisor Nunez, Washington Peres
Co-advisor Rohde, Luciana
Date 2010
Level Graduation
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Subject Engenharia civil
Abstract in Portuguese Este trabalho pretende avaliar a potencialidade de utilização do material asfáltico fresado como material para aterro rodoviário. O material fresado utilizado nessa pesquisa é proveniente dos serviços de restauração da BR-290, duas amostra de material foram coletas. O estudo se baseou principalmente na amostra 2, de 200 Kg. A amostra 1, de 40 Kg, serviu para que fosse comparada a granulometria de dois materiais asfálticos provenientes de locais distintos. Sendo assim, a amostra 1 foi submetida a análise granulométrica, a extração de ligante para determinação do teor de ligante e a análise granulometria do agregado, sem ligante asfáltico. A amostra 2 passou pelos mesmos procedimentos laboratoriais que a amostra 1. Além disso, na amostra 2 realizou-se: o ensaio de compactação, o ensaio para determinação do ISC e o ensaio triaxial para determinação do módulo de resiliência. A avaliação do fresado asfáltico foi realizada por comparação com a areia que está sendo utilizada na camada de reforço de subleito – nos serviços de ampliação – da BR-290. A areia que é explorada na jazida Gomes, no município de Osório/RS, foi avaliada através do ensaio de compactação e do ensaio triaxial para determinação do módulo de resiliência. Além disso, foram efetuadas análises mecanísticas por meio do software Everstress 5.0. Para isso, foram consideradas duas estruturas: a estrutura original que é àquela executada na obra de ampliação da BR-290 e a estrutura alternativa que difere da estrutura anterior apenas no material utilizado na camada de reforço de subleito (areia para a estrutura original e material fresado para a estrutura alternativa). As conclusões dessa pesquisa indicam que o material asfáltico fresado pode ser utilizado como material para a camada de reforço de subleito. As análises mecanísticas e os ensaios triaxiais para determinação do módulo de resiliência mostraram que o comportamento do material fresado é similar ao comportamento da areia se utilizados na camada de reforço de subleito.
Type Work completion of graduation
URI http://hdl.handle.net/10183/26025
Files Description Format View
000754983.pdf (2.130Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

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