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dc.contributor.advisorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorPinto, Cléber da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-29T04:19:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26025pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende avaliar a potencialidade de utilização do material asfáltico fresado como material para aterro rodoviário. O material fresado utilizado nessa pesquisa é proveniente dos serviços de restauração da BR-290, duas amostra de material foram coletas. O estudo se baseou principalmente na amostra 2, de 200 Kg. A amostra 1, de 40 Kg, serviu para que fosse comparada a granulometria de dois materiais asfálticos provenientes de locais distintos. Sendo assim, a amostra 1 foi submetida a análise granulométrica, a extração de ligante para determinação do teor de ligante e a análise granulometria do agregado, sem ligante asfáltico. A amostra 2 passou pelos mesmos procedimentos laboratoriais que a amostra 1. Além disso, na amostra 2 realizou-se: o ensaio de compactação, o ensaio para determinação do ISC e o ensaio triaxial para determinação do módulo de resiliência. A avaliação do fresado asfáltico foi realizada por comparação com a areia que está sendo utilizada na camada de reforço de subleito – nos serviços de ampliação – da BR-290. A areia que é explorada na jazida Gomes, no município de Osório/RS, foi avaliada através do ensaio de compactação e do ensaio triaxial para determinação do módulo de resiliência. Além disso, foram efetuadas análises mecanísticas por meio do software Everstress 5.0. Para isso, foram consideradas duas estruturas: a estrutura original que é àquela executada na obra de ampliação da BR-290 e a estrutura alternativa que difere da estrutura anterior apenas no material utilizado na camada de reforço de subleito (areia para a estrutura original e material fresado para a estrutura alternativa). As conclusões dessa pesquisa indicam que o material asfáltico fresado pode ser utilizado como material para a camada de reforço de subleito. As análises mecanísticas e os ensaios triaxiais para determinação do módulo de resiliência mostraram que o comportamento do material fresado é similar ao comportamento da areia se utilizados na camada de reforço de subleito.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleReutilização de material asfáltico fresado : avaliação da potencialidade de uitlização em aterros rodoviáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRohde, Lucianapt_BR
dc.identifier.nrb000754983pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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