Repositório Digital

A- A A+

Ascensão e hierarquização "profissional" nas Ciências Sociais : um estudo a partir do caso da “Escola Sociológica Paulista”

.

Ascensão e hierarquização "profissional" nas Ciências Sociais : um estudo a partir do caso da “Escola Sociológica Paulista”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ascensão e hierarquização "profissional" nas Ciências Sociais : um estudo a partir do caso da “Escola Sociológica Paulista”
Autor Bordignon, Rodrigo da Rosa
Orientador Coradini, Odaci Luiz
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Elite cultural
Trajetoria social
Resumo O presente trabalho tem como objeto as relações entre trajetos sociais e profissionais e a reconversão de recursos em posições de “reconhecimento” e excelência profissional. Tomando por base uma “elite intelectual” (ou “científica”), definida a partir da lista que compõe uma obra de auto-consagração coletiva intitulada Conversas com Sociólogos Brasileiros, o enfoque privilegia a compreensão dos trajetos que conduzem as posições de “elite” e os princípios e critérios de excelência profissional e social que estão na base do recrutamento e da hierarquização do “grupo” analisado. Para tanto, tomou-se como pressuposto que a “eleição” para o “panteão” da sociologia brasileira estava relacionada a redes de reciprocidade pré-existentes e ao interesse em definir os “recursos” e “lógicas de ação” legítimos de serem acionados como “critérios” de ascensão profissional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26036
Arquivos Descrição Formato
000755099.pdf (725.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.