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Passarela estaiada pré-fabricada cpm tabuleiro seção caixão : determinação da geometria dos elementos estruturais frente às cargas estáticas e dinâmicas

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Passarela estaiada pré-fabricada cpm tabuleiro seção caixão : determinação da geometria dos elementos estruturais frente às cargas estáticas e dinâmicas

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Título Passarela estaiada pré-fabricada cpm tabuleiro seção caixão : determinação da geometria dos elementos estruturais frente às cargas estáticas e dinâmicas
Autor Brito, Maicon de Oliveira de
Orientador Schwingel, Rubem Clecio
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Este trabalho versa sobre a determinação da geometria do tabuleiro de seção caixão aplicado na estrutura da passarela estaiada pré-fabricada, localizada no km 256 da BR 116, subtrecho entre a RS 118 (Sapucaia do Sul) e a BR 386 (Canoas), no estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de melhorar seu comportamento frente a frequência natural da estrutura. Baseado na literatura existente, foram apresentados os possíveis carregamentos aos quais a passarela está sendo submetida, apresentaram-se também as solicitações que a mesma tem de resistir. Neste trabalho foram analisados apenas os primeiros modos de vibração da frequência natural, sem que se tenha feito uma análise mais profunda ou até mesmo ensaios em túnel de vento. O objetivo principal deste trabalho é a determinação da geometria da estrutura partindo-se da seção caixão do tabuleiro utilizado, com o intuito de melhorar seu comportamento frente às cargas estáticas e dinâmicas que possam estar atuando na estrutura. Como a estrutura é executada através da construção de balanços sucessivos, não poderiam aparecer tensões de tração no concreto, a protensão a ser usada foi a superprotensão, e no ponto menos comprimido chegamos a um valor de tensão de compressão entre 0,10 kN/cm² e 0,15 kN/cm². A seção adotada no tabuleiro, apresentou um bom desempenho referente ao que diz respeito a frequência natural da estrutura, além de ajudar a absorver os esforços de torção. Ao se comparar o valor da frequência natural do modelo numérico com as formulações recomendadas pela bibliografia existente, houve uma discrepância entre os valores. Ao final deste trabalho apresentou-se o pré-dimensionamento da estrutura, com o intuito de demonstrar que a mesma é exequível. Para tanto se contou com o auxílio do software SAP, versão 10.0.1, para criação do modelo numérico da estrutura, do qual se extrairam os valores das solicitações para a comparação com as recomendações da literatura existente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26056
Arquivos Descrição Formato
000755682.pdf (1.379Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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