Repositório Digital

A- A A+

Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?

.

Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
Autor Mercado, Luisa Weber
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Biologia
Ensino
Resumo Durante a realização dos Estágios Docente em Ciências e Biologia do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - da UFRGS, o principal enfoque dado durante as aulas foi a realização de atividades práticas. Foi possível perceber que os alunos associam atividades práticas a experimentações e ao uso do laboratório. Posto isso, o objetivo deste trabalho é analisar se as atividades práticas podem facilitar o processo de (re)construção dos conceitos através de uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e, para coleta de dados, foram realizadas investigações na forma de questionários para estudantes de graduação e entrevista semi - estruturada para professores de uma escola pública de Porto Alegre. Tal pesquisa teve como intuito identificar a concepção de atividades práticas e qual o efeito percebido pelos sujeitos pesquisados quando realizaram ou não atividades com esta característica. Através de uma análise das significações latentes ou visíveis promovidas pelos alunos durante o Estágio de Docência, bem como dos dados obtidos com questionários e entrevistas foi possível perceber que: o conceito de atividade prática parece estar vinculado a experimentação e a existência de um laboratório não parece essencial para tais atividades, podendo ser realizadas com materiais simples, considerando como idéia central de atividade prática que o estudante esteja ativo no processo. Por conseguinte, foi relatado que, quando realizadas práticas, há uma certa resistência inicial, mas à medida que os trabalhos vão sendo desenvolvidos, os alunos se tornam mais interessados nas aulas e satisfeitos com o seu desempenho. Nesta perspectiva, acredito que atividades práticas podem facilitar o processo (re)construção dos conceitos propiciando uma aprendizagem significativa. Possibilitam ainda que os estudantes tenham que elaborar suas idéias, manifestando-as através das atividades, indo ao encontro dos objetivos de uma educação que forme cidadãos capazes de se inserir no mundo de forma crítica e participativa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26156
Arquivos Descrição Formato
000756564.pdf (173.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.