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dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorMeister, Mariana Viannapt_BR
dc.date.accessioned2010-10-06T04:19:08Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26160pt_BR
dc.description.abstractA Sexualidade humana é concebida como um dos componentes marcantes do desenvolvimento humano, presente nas mais variadas fases da vida. Saúde sexual e reprodutiva e bem-estar são essenciais para que as pessoas tenham vidas sexuais responsáveis, seguras e satisfatórias. A saúde sexual requer uma abordagem positiva da sexualidade humana, além do entendimento sobre os complexos fatores que moldam o comportamento sexual humano. Inserir no trabalho docente escolar a temática afetividade e sexualidade na adolescência implica não no controle da sexualidade, objetivando homogeneizar essa experiência, mas sim na discussão e reflexão da sexualidade como uma dimensão fundamental da vida de todos nós. O Livro Didático (LD), além de ser o principal suporte ao planejamento e ação dos docentes escolares, é uma rica fonte de pesquisas e estudos no campo da educação. Para investigar o enfoque destinado à saúde sexual no LD, realizamos uma pesquisa qualitativa, amparada no procedimento da análise de conteúdo. Analisamos quatro Livros Didáticos de coleções diferentes, todos destinados à 7ª série e selecionados previamente pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC). Não há um consenso, entre os livros analisados, sobre a linguagem mais adequada para apresentar o tema. Enquanto um (livro C) restringiu-se à saúde reprodutiva (anatomia, fisiologia, DSTs), outros tentaram associar distintos aspectos da saúde sexual, focando-se (livro A) na abordagem de questões relacionadas a anseios de adultos em relação à sexualidade adolescente e (livro D) no resgate de diferentes culturas relacionadas à sexualidade. Apenas um livro (B), concentrou seus esforços na identificação do adolescente com o texto, tratando de seus anseios em relação às descobertas de seu corpo e um mundo de novas sensações, inclusive o desejo e a busca pelo prazer. A diversidade sexual e a sexualidade em etapas da vida anteriores ou posteriores à fase reprodutiva são muito pouco mencionadas. A partir da leitura e releitura dos livros didáticos estudados, infere-se que para agradar a todos os autores preferem não explorar novas temáticas da saúde sexual, mantendo-a apenas como sinônimo de saúde reprodutiva. Além disto, os mecanismos de avaliação do PNLD não questionam o tratamento dado à sexualidade e à saúde sexual no LD. É imprescindível, assim, que o sistema de avaliação esteja focado nas minúcias do livro, viabilizando que a saúde sexual, um valor humano, seja tratada com positividade, significando a conjugação de pensamentos, sentimentos e interações humanas. Mesmo que permeada por conflitos, a sexualidade humana relaciona-se com o prazer, o prazer de estar junto com alguém e sendo alguém. Contraditoriamente, este prazer não parece ser permitido a todos ou está sujeito a diversas normas que estabelecem um padrão cujo imperativo é segui-lo. Permitir e estimular que a interação sexual seja exercida com liberdade e de modo consciente poderá contribuir significativamente na construção de uma sociedade sexualmente sadia, sem a sombra opressiva da culpa que ofusca o brilho da alegria em estar com o outro.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.titleLivro didático e sexualidade : abordagens sobre o corpo e a saúde sexual humanapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000756592pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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