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dc.contributor.advisorBecker, Joao Luizpt_BR
dc.contributor.authorScorza, Pedro Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2010-10-06T04:19:09Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26164pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação propõe um método de análise dos eventos de aceleração dos motores e dissipação de energia através do uso dos freios aerodinâmicos na fase de descida das aeronaves Boeing 737 NG da VRG Linhas Aéreas, baseando-se nos conceitos de energia, de aproximações em descidas contínuas e desenho dos procedimentos de chegadas, revisando as bases das práticas de conservação de combustível e dos sistemas de garantia da qualidade das operações de vôo. Foram analisadas mais de 130.000 descidas em um período de nove meses, durante a operação normal da empresa, através de leitura de dados dos gravadores de vôo que resultaram, após aplicação de algoritmos matemáticos simples e filtros, em mais de 314.000 eventos isolados. Estes eventos foram tratados com uma visão estatística, permitindo a quantificação financeira dos eventos através da proporcionalidade da variação de combustível consumido e energia agregada ou dissipada da aeronave. Os resultados obtidos através do método apresentado permitiram apontar as famílias, séries e prefixos de aeronaves com diferentes desempenhos nas descidas, as cidades de destino e rotas com desempenho baixo quanto a conservação de combustível e energia, assim apontando os possíveis caminhos para a empresa focar esforços na redução do custo de combustível.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes a method of analysis of fuel consumption and energy dissipation events, as a consequence of engines acceleration and the use of speed brakes during the Boeing 737 NG descent segment of VRG Linhas Aéreas, based on the concepts of energy, continuous descent approaches and design of arrivals procedures, reviewing the basics of fuel conservation practices and flight operations quality assurance systems.There were analyzed more than 130,000 descents in a period of nine months, during the company normal operation, by reading data from flight recorders that resulted in, after the application of simple mathematical algorithms and filters, more than 314,000 individual events. These events were treated with a statistical view, to quantify the financial impact of this events through the proportionality of the variation in fuel consumption and energy added or dissipated by the aircraft.The results obtained using this method allowed to understand families, series and tail numbers of aircrafts with different performances on the descent phase, the destination cities and routes with poor performance in energy and fuel conservation, thus indicating a possible focus to enhance efforts to reduce total fuel costs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFuel conservationen
dc.subjectModelagem de sistemaspt_BR
dc.subjectDissipação de energiapt_BR
dc.subjectConstant path descentsen
dc.subjectQuantification of energy in aircraften
dc.subjectMotor de aviãopt_BR
dc.subjectAceleraçãopt_BR
dc.subjectTailored arrivalsen
dc.subjectEconomia de combustívelpt_BR
dc.subjectAnalysis of varianceen
dc.subjectFlight operationsen
dc.subjectMaintenance quality assurance systemsen
dc.titleAnálise dos eventos de aceleração dos motores e dissipação de energia na fase de descida das aeronaves Boeing 737NG da VRG Linhas Aéreaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000756885pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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