Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPeroni, Vera Maria Vidalpt_BR
dc.contributor.authorCaetano, Maria Raquelpt_BR
dc.contributor.authorArelaro, Lisete Regina Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-05T03:48:05Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1678-166Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261787pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda a relação entre público e privado e os sujeitos que atuaram na elaboração da Base Nacional Comum Curricular-BNCC: neoliberais e neoconservadores ligados a diferentes instituições. A educação básica passa a ser alvo dos interesses desses grupos, que visam a influenciar o conteúdo da educação e direcionar as políticas educacionais. Os dados foram levantados através de análise documental, pesquisas já realizadas, sites, estabelecendo relações entre o público e o privado na BNCC. Os resultados apontam para a educação como espaço de disputa de projetos distintos e antagônicos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the relationship between public and private and the subjects that worked in the elaboration of the National Curricular Common Base - BNCC: neoliberalists and neoconservatives linked to different institutions. The basic education is the target of the interests of these groups, which aim to influence the content of education and direct education policies. The data were collected through documental analysis, surveys previously done, websites, establishing relationships between the public and the private at the BNCC. The results suggest an education as a space of dispute about distinct and antagonists projects.en
dc.description.abstractEste artículo aborda la relación entre lo público y lo privado, y los sujetos que actuaron en la elaboración de la Base Nacional Común Curricular-BNCC: neoliberales y los neoconservadores de diferentes instituciones. La educación básica pasa a ser objeto de los intereses de esos grupos que buscan influir en el contenido de la educación y direccionar las políticas educativas. Los datos fueron levantados a través de análisis documental, investigaciones ya realizadas, sitios electrónicos, estableciendo relaciones entre lo público y lo privado en la BNCC. Los resultados muestran la educación como espacio de disputa de proyectos distintos y antagónicos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 35-56pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBNCCen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPublic-privateen
dc.subjectRelação público-privadopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectEducational policieen
dc.subjectPúblico-privadoes
dc.subjectPolíticas educativases
dc.titleBNCC : disputa pela qualidade ou submissão da educação?pt_BR
dc.title.alternativeBNCC : dispute for quality or submission of education?en
dc.title.alternativeBNCC : ¿disputa por la calidad o submisión de la educación?es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001168982pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples