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Kebaberia Templo do Oriente : proposta de adequação entre preço e posicionamento

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Kebaberia Templo do Oriente : proposta de adequação entre preço e posicionamento

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Título Kebaberia Templo do Oriente : proposta de adequação entre preço e posicionamento
Autor Prado, Ricardo Menezes da Rocha
Orientador Muller Neto, Hugo Fridolino
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Concorrencia
Inovação e competitividade
Precificação
[en] Competition
[en] Cuisine
[en] Offer value
[en] Positioning
[en] Pricing
[en] Service
Resumo Pesquisas do Sebrae (2008) reafirmam a importância das micro e pequenas empresas para o país, as quais são responsáveis por grande parte da geração de empregos, renda e desenvolvimento sócio-econômico. Tais empreendimentos, em especial os com até dois anos de atividade, são os mais vulneráveis ao fracasso. Devido a isso, faz-se importante estudar os motivos que levam tais empreendimentos à falência, com o intuito de saná-los. Seus administradores colocam que o sucesso/fracasso de seus negócios estaria ligado à necessidade de conhecimento do mercado, o que influenciaria diretamente na forma de disponibilização de produtos e serviços, definição de preços, estratégias de promoção e ações de marketing em geral. Neste contexto, este estudo enfoca a importância de um planejamento adequado, levando-se em conta as particularidades da empresa e do ambiente no qual ela está inserida, com o intuito tornar as adversidades mais previsíveis e facilitar a tomada de decisões, visando o sucesso do empreendimento. O presente estudo será direcionado ao lançamento de um produto inovador, com o intento de sugerir aos administradores do Templo do Oriente – Café & Arte a política de preços mais adequada à ocasião, observando fatores como público-alvo, valor agregado ao produto, análise da concorrência e busca de retornos satisfatórios. Para desenvolver o estudo foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, visando o desenvolvimento de uma abordagem específica que adequasse a intenção dos administradores do Templo do Oriente – Café & Arte de adotar um posicionamento que contemple o atendimento de diversos segmentos de clientes, sem deixar de agregar qualidade aos produtos e serviços. A conclusão do estudo se dá pela sugestão de uma política de formulação e adequação de preços, bem como de um preço final para o novo produto, salientando a importância de investimento em atendimento de excelência e ações de marketing proativo para fidelizar o cliente. Finalizando, são abordadas as limitações do trabalho realizado e sugeridos estudos complementares.
Abstract Sebrae (2008) researches reaffirm the importance of micro and small business to the country, which are responsible for much of the generation of jobs, income and socioeconomic development. Such establishments, especially those with up to two years of activity, are most vulnerable to failure. Because of this, is important to study the reasons why such enterprises into bankruptcy, in order to address them. Their managers put the success / failure of their business would be linked to the need of market knowledge, which directly influences the form of products and services, pricing strategies, promotion and marketing activities in general. In this context, this study focuses on the importance of proper planning, taking into account the particularities of the business and the environment in which it is inserted in order to make the odds more predictable and facilitate decision-making, seeking the success of venture. This study will be directed to launch an innovative product whit the intent to suggest to the administrators of the Templo do Oriente – Café & Arte the pricing policy more appropriate for the occasion, observing factors as target audience, value to the product, analysis of competitors and the search for satisfactory returns on investment. To develop the study was conducted a qualitative exploratory research, aimed at developing a specific approach that matches the intent of the directors of the Templo do Oriente – Café & Arte adopt a position that addresses the handling of various customer segments, while aggregate quality to his products and services. The conclusion is by the suggestion of a policy of formulation and adjustment of prices, as well as a final price for the new product, stressing the importance of investment in service excellence and proactive marketing activities to develop customer loyalty. Finishing addresses the limitations of the work and suggested further studies.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26181
Arquivos Descrição Formato
000752388.pdf (385.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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