Repositório Digital

A- A A+

Análise de crédito para pessoa física na unidade de atendimento Jardim Lindóia da Cooperativa Sicredi Metrópolis RS

.

Análise de crédito para pessoa física na unidade de atendimento Jardim Lindóia da Cooperativa Sicredi Metrópolis RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de crédito para pessoa física na unidade de atendimento Jardim Lindóia da Cooperativa Sicredi Metrópolis RS
Autor Boff, Tainan de Bacco Freitas
Orientador Lamb, Roberto
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Análise de crédito
Concessão de crédito
Resumo Este trabalho tem como tema central a análise de crédito para pessoas físicas e a forma como ela é conduzida na unidade de atendimento Jardim Lindóia da Cooperativa Sicredi Metrópolis RS. O objetivo principal é, através de um estudo de caso, avaliar o processo de concessão de crédito nesta unidade de atendimento. Inicialmente, contextualiza-se a instituição no ramo em que atua através da descrição dos conceitos de cooperativismo e cooperativismo de crédito e da apresentação de dados históricos que partem do surgimento do cooperativismo e chegam às atividades atuais da UA Jardim Lindóia, entre as quais está inserida a análise de crédito. Em seguida, são revisados conceitos relacionados ao tema, tais como crédito e intermediação financeira, risco de crédito, políticas e análise de crédito e elaboração cadastral. O estudo de caso inicia com a apresentação das políticas de crédito e risco do Sicredi e da Superintendência Regional Porto Alegre. Os processos adotados pelos colaboradores responsáveis pela análise de crédito são extraídos de entrevistas com os profissionais responsáveis e de observações do seu trabalho no Comitê de Crédito. Foram também coletados e agrupados dados cadastrais dos associados em geral e, particularmente, daqueles em situação de inadimplência há mais de trinta dias. Por fim, delineam-se oportunidades de melhoria, entre as quais a principal é a implantação de um sistema de Credit Scoring para agilizar e padronizar a análise de crédito com base em critérios ajustáveis a qualquer momento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26183
Arquivos Descrição Formato
000752397.pdf (1.296Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.