Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorRamires, Rodrigo Mello Casanovapt_BR
dc.date.accessioned2010-10-07T04:18:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26190pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo desenvolver um Balanced Scorecard para um agente exclusivo da Oi, localizado no centro de Porto Alegre. Desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton, consiste em um sistema de gestão que traduz a estratégia de uma empresa em objetivos, medidas, metas e iniciativas de fácil entendimento pelos participantes da organização, buscando avaliar o desempenho através de indicadores. Os objetivos estratégicos do BSC são distribuídos em quatro perspectivas: a financeira, de clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Estas perspectivas são equilibradas entre si e seus objetivos estabelecem uma relação de causa e efeito que se reforçam mutuamente, impactando diretamente no desempenho um do outro. A metodologia adotada foi de uma pesquisa qualitativa classificada como estudo de caso. Foram realizadas entrevistas e reuniões junto aos proprietários e gerentes da empresa, de modo a coletar dados necessários para o desenvolvimento do estudo. O BSC construído teve como foco a perspectiva de aprendizado e crescimento, vista como o vetor principal para o desenvolvimento da empresa. Ao final do trabalho, foi elaborado um mapa estratégico que permitiu visualizar o desempenho da organização frente às suas estratégias e metas estabelecidas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aimed to develop a Balanced Scorecard for an Oi Exclusive Dealer in Porto Alegre’s downtown. Developed by Robert S. Kaplan and David P. Norton, it consists in a management system that translates the company’s strategies in objectives, measures, purposes and initiatives for easy understanding by participants of the organization, aiming to evaluate the performance through indicators. The strategic objectives of the BSC are distributed among four perspectives: financial, customer, internal processes and learning and growth. These perspectives are balanced with each other and their goals establish a relationship of cause and effect that are mutually reinforcing, directly impacting on the performance of each other. The methodology used was a qualitative research classified as a case study. Interviews and meetings with the company’s owners and managers, were carried out in order to collect data necessary for the development of the study. The built BSC focused on the learning and growth perspective, considered the main vector for the development of the company. At the end of the paper, was drawn up a strategic map that allowed to visualize the organization's performance according to their strategies and established purposes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBalanced scorecarden
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPerformance indicatorsen
dc.subjectStrategic objectivesen
dc.subjectPerspectivesen
dc.subjectStrategic mapen
dc.titleModelo de balanced scorecard focado em aprendizagem e crescimento : o caso da INETCOMM, agente exclusivo da OIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000753366pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples