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dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Cássia de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:14Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261932pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o intuito de refletir sobre a contribuição e os desafios das Ciências Sociais para a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio, considerando a perspectiva de descolonização dos currículos no Brasil. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é identificar e reconhecer os conhecimentos desenvolvidos na disciplina de Sociologia no Ensino Médio, observando o atendimento e aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e dos documentos normativos que orientam e regulamentam a educação antirracista no currículo nacional. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio da análise documental de planos de ensino encontrados na internet e de planos de ensino de uma escola pública municipal de Porto Alegre. Após esta análise, foi possível constatar que mesmo quase vinte anos após a entrada em vigor do Artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as questões raciais ainda não são temas centrais no currículo de Sociologia e sua abordagem ainda está associada a estigmas de inferioridade da população negra na sociedade brasileira. Destaca-se a necessidade de evoluir em relação as temáticas antirracistas e suas abordagens e de promover a diversidade e pluralidade no currículo, visando romper com a hegemonia eurocêntrica de conhecimentos e não retroceder nas práticas e ações afirmativas no campo da Sociologia que estejam comprometidas com o combate ao racismo.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la contribución y los desafíos de las Ciencias Sociales para la Consolidación de la Descolonialidad del Saber en la Enseñanza Media, considerando la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales como una alternativa para la descolonización de los currículos. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación es identificar y reconocer llos conocimientos decoloniales y antirracistas desarrollados en la disciplina de sociología en la escuela secundaria,certificando el cumplimiento y la aplicabilidad de la Ley 10.639/2003 y de los documentos normativos que orientan y regulan la educación antirracista en el curriculo nacional. Para alcanzar los objetivos propuestos se utilizó la investigación cualitativa, que a través del análisis documental, planes de clase encontrados en internet y de los planes de clase de una escuela pública municipal de Porto Alegre. Luego de este análisis, fue posible verificar que aún casi veinte años después de la entrada em vigencia del Art. 26-A de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, las cuestiones raciales aún no son temas centrales en el currículo de sociología, y su abordaje aún está asociado a estigmas de inferioridad de la población negra en la sociedad brasilera. Luego, se destaca la necesidad de desarrollar las temas antirracistas y sus enfoques y promover la diversidad y la pluralidad en el currículo, visando romper con la hegemonía eurocéntrica del saber y no retroceder en las prácticas y acciones afirmativas en el campo de la sociología que se comprometen a la lucha contra el racismo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectEducación para las relaciones étnico-racialeses
dc.subjectPlanes de estudioes
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectPlano de estudopt_BR
dc.titleO lugar da educação das relações étnico-raciais no currículo de sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBotezini, Natana Alvinapt_BR
dc.identifier.nrb001172484pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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