Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchulz, Liapt_BR
dc.contributor.authorBührer, Maria Eduardapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T03:35:10Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262052pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo contribuir para reflexões e análises, a partir de um projeto de estágio obrigatório realizado no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), a importância, as razões e os possíveis impactos do estudo de mulheres negras na sala de aula. A partir do relato do projeto de estágio e do contexto social escolar do Brasil, pode-se observar a importância do estudo da literatura de autoria feminina negra para fins de luta e resistência em uma sociedade machista, patriarcal e racista como a brasileira, e como o papel do educador e da escola é de extrema importância para a mitigação desses preconceitos e conservadorismos. Para embasar a discussão, foram utilizadas referências como: Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, dentre outros filósofos/as, professores/as e ativistas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to contribute to reflections and analysis, based on a non-mandatory internship project carried out at the Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), the importance, reasons and possible impacts of the study of black women in the classroom. From the report of the internship project and the social context of the Brazilian school, it is possible to observe the importance of the study of literature written by black women for the purposes resistance in a sexist, patriarchal, and racist society such as the Brazilian one, and how the role of the educator and the school is extremely important in the mitigation of these prejudices and conservatism. For this, references such as Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, among other philosophers, teachers and activists were used.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegras na literaturapt_BR
dc.subjectBlack womenen
dc.subjectHeroínas na literaturapt_BR
dc.subjectClassroomen
dc.subjectResistanceen
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEscritoras negraspt_BR
dc.titleHeroínas negras na sala de aula : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172874pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples