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dc.contributor.advisorFrank, Alejandro Germánpt_BR
dc.contributor.authorFranco, Cíntia Wilkept_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T03:31:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262179pt_BR
dc.description.abstractThe literature recognizes that an integrated supply chain can improve efficiency, increase visibility and reduce costs. However, achieving integration can be challenging due to the complexity of supply chain networks, diverse data sources and the need for collaboration between different actors. Digital technologies such as artificial intelligence, the Internet of Things (IoT) and cloud computing can help overcome these challenges. However, it still requires careful planning and stakeholder collaboration. Therefore, this thesis analyzes the structure of a supply chain to integrate external and internal activities, the resources needed to carry out digital integration and how inter-organizational relationships occur in a digital supply chain integration. To carry out these analyses, the thesis first investigates, based on Contingency and Configurational theories, whether the purchasing sector is an important company area to connect external activities with internal ones in a supply chain. As a result, it was found that the configuration of a company's purchasing processes directly affects its performance and that knowledge management plays an important role in this configuration. Next, it examines, through the theory of Paradox, whether companies need to deal with a paradox concerning the resources that allow digital transformation in their supply chain. The findings suggest a paradox exists between creating their own digital assets and buying them. Companies must accept and live with this paradox, managing the contradictions and using both digital assets to achieve better supply chain integration. Finally, it explores how the relationships between supply chain partners occur when digitally integrated from the theoretical lens of Social Exchange theory and the Technology-Organizational-Environment structure. As a result, a final structure is presented that shows actions needed to ensure rewards from the digital integration of the supply chain. Therefore, this thesis sheds light on important issues in the literature about integrating supply chains through digital technologies, examining structures, resources and inter-organizational relationships, and providing insights for managers and public policymakers.en
dc.description.abstractA literatura reconhece que uma cadeia de suprimentos integrada pode melhorar a eficiência, aumentar a visibilidade e reduzir custos. No entanto, alcançar a integração pode ser um desafio devido à complexidade das redes da cadeia de suprimentos, diferentes fontes de dados e à necessidade de colaboração entre diferentes atores. Tecnologias digitais como inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem podem ajudar a superar esses desafios. Entretanto, ainda requer um planejamento cuidadoso e a colaboração das partes interessadas. Portanto, esta tese analisa a estrutura de uma cadeia de suprimentos para integrar as atividades externas e internas, os recursos necessários para realizar a integração digital e como ocorrem as relações interoganizacionais em uma integração digital da cadeia de suprimentos. Para realizar essas análises, primeiro a tese investiga, a partir das teorias da Contingência e Configuracional, se o setor de compras é uma importante área da empresa para conectar as atividades externas com as internas de uma cadeia de suprimentos. Como resultado, foi encontrado que a configuração dos processos de compras de uma empresa afeta diretamente o seu desempenho, e que a gestão de conhecimento possui um papel importante nessa configuração. Na sequência, examina, por meio da teoria do Paradoxo, se as empresas precisam lidar com um paradoxo em relação aos recursos que permitem a transformação digital na sua cadeia de suprimentos. As descobertas sugerem que existe um paradoxo entre criar seus próprios recursos digitais e comprá-los, e que as empresas devem aceitar e conviver com esse paradoxo, gerenciando as contradições e usando ambos os recursos digitais para alcançar uma melhor integração da cadeia de suprimentos. Por fim, explora, a partir das lentes teóricas da teoria da Troca Social e da estrutura Tecnologia-Organizacional-Ambiente, como ocorrem as relações entre os parceiros da cadeia de suprimentos ao se integrarem digitalmente. Como resultado, apresenta-se uma estrutura final que mostra ações necessárias para garantir recompensas a partir da integração digital da cadeia de suprimentos. Portanto, esta tese traz luz à literatura importantes questões sobre a integração das cadeias de suprimentos por meio de tecnologias digitais, examinando estruturas, recursos e relações interorganizacionais, além de fornecer insights para gerentes e formuladores de políticas públicas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSupply chain integrationen
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.subjectDigital transformationen
dc.subjectFirm performanceen
dc.titleWhen supply chains are digitalized : examining structures, resources and inter-organizational integration through digital transformationpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coKliemann Neto, Francisco Josept_BR
dc.identifier.nrb001172789pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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