Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMachado, Naamã Lobosco Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-19T03:40:33Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1982-4866pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262357pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura referente às publicações nacionais sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) integradas às atividades experimentais no ensino de Física e Ciências. Para isso, utilizamos a plataforma SUCUPIRA, a fim de encontrarmos as revistas (analisamos revistas de qualis A1, A2 e B1) e, subsequente a isso, os artigos a serem analisados na área de ensino. Os resultados apontam que, com o passar dos anos, a utilização das TIC no ensino de Física e Ciências vem ganhando maior notoriedade, muito em função do avanço das TIC e disponibilidade dos recursos tecnológicos, bem como pudemos concluir que a maioria dos trabalhos são propostas não implementadas. Quando analisado o nível de ensino ao qual estão ligadas as publicações, percebemos uma equidade entre o ensino médio e superior, e os conteúdos de Física mais abordados nesses trabalhos são oscilações, cinemática e eletromagnetismo, analogamente à isso, verificamos que os recursos tecnológicos mais utilizados foram os aparelhos de laboratório, seguidos dos softwares de análise e das simulações computacionais, e por fim, analisamos os avanços e desafios desta utilização no ensino de ciências.pt_BR
dc.description.abstractIn the present work, we carried out a systematic review of the literature referring to national publications on the use of information and communication technologies (ICT) integrated with experimental activities in the teaching of Physics and Sciences. For that, we used the SUCUPIRA platform, in order to find the journals (we analyzed journals of classification A1, A2 and B1) and, subsequent to that, the articles to be analyzed in the teaching area. Theresults show that, over the years, the use of ICT in the teaching of Physics and Sciences has gained greater notoriety, largely due to the advancement of ICT and the availability of technological resources, as well as we can conclude that most works are proposals not implemented. When analyzing the level of education to which the publications are linked, we perceive an equity between high school and higher education, and the Physics contents most addressed in these works are oscillations, kinematics and electromagnetism, similarly to this, we find that the most used technological resources it was laboratory equipment, followed by analysis software and computational simulations, and finally, we analyzed the advances and challenges of this use in science education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 28 no. 1 (2022), p. 164-185pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectICTen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectExperimental activitiesen
dc.titleUma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Físicapt_BR
dc.title.alternativeA literature review about the integration between information and comunication tecnologies with experimental activities in Physics teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162953pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples