Repositório Digital

A- A A+

Aprendizagem organizacional : aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através de cursos auto-instrucionais na agência Dom Feliciano - RS

.

Aprendizagem organizacional : aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através de cursos auto-instrucionais na agência Dom Feliciano - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aprendizagem organizacional : aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através de cursos auto-instrucionais na agência Dom Feliciano - RS
Autor Job, Paulo Roberto de Melo
Orientador Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008.
Assunto Ambiente organizacional
Aprendizagem
Aprendizagem organizacional
Banco do Brasil.
Resumo A discussão sobre a Gestão do Conhecimento e o Capital Intelectual ganha relevância nos tempos atuais, em função de um cenário de constantes mudanças e que exige das organizações uma atuação competitiva no mercado em que se inserem. As organizações podem obter vantagens competitivas, contando com o conhecimento que as pessoas detêm e que pode ser gerenciado. O sistema de educação corporativa do Banco do Brasil existe desde 1965, quando foi criado o Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal – Desed, através do qual, o Banco oferece aos funcionários oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. O treinamento auto-instrucional está entre as modalidades utilizadas pelo Banco do Brasil para o treinamento de seus funcionários. Através dela são realizados cursos no próprio local de trabalho. O objetivo do presente trabalho é verificar a aplicação prática dos conteúdos ministrados nos treinamentos realizados no ambiente de trabalho, na agência Dom Feliciano, RS. A opção por uma abordagem quantitativa, pesquisa survey, através de entrevistas estruturadas na forma de questionários com perguntas fechadas, constante de dez questões, focando diversas variáveis que envolvem o tema, deu-se em vista da busca de objetividade nas respostas e possibilidade de classificação e organização dos dados através de escalas. O presente estudo permitiu concluir que há efetivo aprendizado e aplicação prática dos conteúdos oferecidos nos treinamentos auto-instrucionais do Banco do Brasil, sendo que foram também identificados fatores que dificultam a atividade de treinamento na modalidade auto-instrucional, como a carga horária demandada em razão da extensão dos conteúdos, além do local de trabalho não ser considerado adequado para a realização dos mesmos, de acordo com as respostas obtidas na pesquisa implementada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26239
Arquivos Descrição Formato
000745373.pdf (162.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.