Aprendizagem organizacional : aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através de cursos auto-instrucionais na agência Dom Feliciano - RS
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Ivan Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | Job, Paulo Roberto de Melo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-10-08T04:19:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/26239 | pt_BR |
dc.description.abstract | A discussão sobre a Gestão do Conhecimento e o Capital Intelectual ganha relevância nos tempos atuais, em função de um cenário de constantes mudanças e que exige das organizações uma atuação competitiva no mercado em que se inserem. As organizações podem obter vantagens competitivas, contando com o conhecimento que as pessoas detêm e que pode ser gerenciado. O sistema de educação corporativa do Banco do Brasil existe desde 1965, quando foi criado o Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal – Desed, através do qual, o Banco oferece aos funcionários oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. O treinamento auto-instrucional está entre as modalidades utilizadas pelo Banco do Brasil para o treinamento de seus funcionários. Através dela são realizados cursos no próprio local de trabalho. O objetivo do presente trabalho é verificar a aplicação prática dos conteúdos ministrados nos treinamentos realizados no ambiente de trabalho, na agência Dom Feliciano, RS. A opção por uma abordagem quantitativa, pesquisa survey, através de entrevistas estruturadas na forma de questionários com perguntas fechadas, constante de dez questões, focando diversas variáveis que envolvem o tema, deu-se em vista da busca de objetividade nas respostas e possibilidade de classificação e organização dos dados através de escalas. O presente estudo permitiu concluir que há efetivo aprendizado e aplicação prática dos conteúdos oferecidos nos treinamentos auto-instrucionais do Banco do Brasil, sendo que foram também identificados fatores que dificultam a atividade de treinamento na modalidade auto-instrucional, como a carga horária demandada em razão da extensão dos conteúdos, além do local de trabalho não ser considerado adequado para a realização dos mesmos, de acordo com as respostas obtidas na pesquisa implementada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Banco do Brasil. | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Ambiente organizacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem organizacional : aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através de cursos auto-instrucionais na agência Dom Feliciano - RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000745373 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008 | pt_BR |
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Ciências Sociais Aplicadas (3515)