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dc.contributor.authorCavalcanti, Anna de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorGolin, Cidapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T03:34:37Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1139-1979pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262409pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe uma leitura da dimensão temporal do jornalismo cultural, enfatizando a característica recorrente desse segmento editorial de atualizar o passado e de construir memória ao mediar a cultura. Valemo-nos da experiência da Cult, a mais longeva revista cultural brasileira, há 25 anos em circulação no mercado editorial. Com base no aporte teórico e metodológico da hermenêutica de Paul Ricoeur, particularmente de sua proposta de tríplice mímesis, analisamos uma amostra de seis edições mensais publicadas entre julho e dezembro de 2019, concentrando-nos na seção principal, intitulada Dossiês, por meio das chamadas de capa e dos textos internos. A partir da categoria temporal da diacronia e dos enquadramentos encontrados na amostra de dossiês, encontramos evidências do caráter contextualizador das narrativas comum ao perfil do jornalismo de revista. Identificamos a diacronia por intermédio de uma recorrente ausência dos tradicionais marcadores cronológicos jornalísticos, uma das características que impulsiona o potencial da publicação analisada de recircular ao longo do tempo, ainda que visando a um leitor restrito. Entendemos que os dossiês da Cult são recursos afirmativos de um jornalismo cultural que está em fricção com o passado por meio de um tempo presente lento e distendido, mostrando-se em contraponto à temporalidade jornalística comumente associada à velocidade, à aceleração e ao instantâneo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes a reading of the temporal dimension of cultural journalism, emphasizing the recurring characteristic of this editorial segment of updating the past and building memory by mediating culture. We draw on the experience of Cult, the longest-running Brazilian cultural magazine, which has been in circulation in the publishing market for 25 years. Based on the theoretical and methodological contribution of Paul Ricoeur’s hermeneutics, particularly his proposal for a triple mimesis, we analyzed a sample of six monthly editions published between July and December 2019, focusing on the main section, entitled Dossiers, through its covers and internal texts. From the temporal category of diachrony and the frameworks found in the sample of dossiers, we found evidence of the contextualizing character of narratives in the profile of magazine journalism. We identified diachrony through a recurrent absence of traditional journalistic chronological markers, one of the characteristics that drives the potential of the analyzed publication to recirculate over time, even if aiming at a restricted readership. We understand that Cult’s dossiers are affirmative resources of a cultural journalism that is in friction with the past through a slow and distended present time, showing itself in counterpoint to journalistic temporality commonly associated with speed, acceleration and instantaneous.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofÁmbitos: Revista Internacional de Comunicación. Sevilla, Espanha : Universidad de Sevilla. N. 58 (outono 2022), p. 72-88pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural journalismen
dc.subjectCult (Revista)pt_BR
dc.subjectTemporalitiesen
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.subjectMagazine journalismen
dc.subjectDiachronyen
dc.subjectCulten
dc.titleJornalismo cultural e temporalidade nos dossiês da revista brasileira Cult (2019)pt_BR
dc.title.alternativeCultural journalism and temporality in the dossiers of the Brazilian magazine Cult (2019) en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001153548pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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