Repositório Digital

A- A A+

Agricultura familiar : importância do crédito bancário em Abelardo Luz (SC)

.

Agricultura familiar : importância do crédito bancário em Abelardo Luz (SC)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Agricultura familiar : importância do crédito bancário em Abelardo Luz (SC)
Autor Silva, Bernadete Ferronato da
Orientador Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008.
Assunto Agricultura familiar
Financiamento
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Qualidade de vida
Resumo O problema do desemprego, principalmente nas grandes regiões metropolitanos, aliados ao crescente êxodo rural, com processos migratórios voltados a esses grandes centros populacionais, motivaram a criação em 1996, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, que tem sua linha mestra direcionada ao financiamento bancário das atividades agropecuárias dos pequenos produtores rurais do Brasil. Com recursos originados do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, o programa exige a limitação da área agrícola explorada pelo agricultor, em quatro módulos fiscais; a necessidade de o favorecido residir na propriedade rural ou aglomerado urbano próximo; utilize, preferencialmente, mão-de-obra da própria família; e possua uma renda familiar anual de no máximo R$ 110.000,00 Antes de procurar um aumento considerável em nossa produção de grãos, o programa visa à manutenção do homem no campo, a geração de renda, a introdução de novas tecnologias, a implantação de Agroindústria familiar, o fortalecimento do associativismo e a melhoria de sua qualidade de vida. A proposta deste trabalho tem como foco principal analisar o atingimento das principais metas estabelecidas pelo PRONAF e, se as aplicações de recursos financeiros consideráveis minimizaram ou não as causas iniciais do problema, permanência do homem no campo e a modernização das propriedades; analisar o grau de importância do crédito do PRONAF no fortalecimento da Agricultura Familiar de Abelardo Luz (SC); analisar se os empréstimos minimizaram os problemas ou aumentaram a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais; analisar o cumprimento das metas do PRONAF. Efetuou-se uma pesquisa descritiva do tipo survey com o objetivo principal de saber a opinião dos produtores rurais financiados pelo PRONAF. A agência local do Banco do Brasil é o estabelecimento bancário responsável pelo desenvolvimento do programa no município, formando parcerias com a Prefeitura Municipal, Sindicato dos trabalhadores rurais e Epagri, empresa responsável pela assistência técnica dos empreendimentos financiados, atendendo cerca de 2.000 produtores beneficiados. A coleta de dados deu-se através de aplicação de questionário para 105 clientes de um total de 1045 clientes financiados pelo PRONAF no município de Abelardo Luz - SC. Os dados do questionário foram organizados e demonstrados em tabelas. Os resultados da pesquisa apontam a importância do PRONAF para os produtores.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26247
Arquivos Descrição Formato
000745989.pdf (263.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.