Repositório Digital

A- A A+

Leveraged Buyout : uma análise da evolução das aquisições alavancadas no mundoe no Brasil

.

Leveraged Buyout : uma análise da evolução das aquisições alavancadas no mundoe no Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Leveraged Buyout : uma análise da evolução das aquisições alavancadas no mundoe no Brasil
Autor Linden, Gabriela de Salles van der
Orientador Kloeckner, Gilberto de Oliveira
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Finanças - Turma 2008.
Assunto Empresa : Capital aberto
Mercado financeiro
Resumo A ascensão do mercado de Private Equity e Venture Capital no Brasil e no mundo, aliado ao grande número de empresas emergentes que necessitam de aporte de capital e melhoria em sua gestão, desperta a necessidade de maiores pesquisas na área, haja visto que em nosso país são poucas as publicações com este enfoque. Ao identificar melhorias de gestão e conseqüente aumento no valor do negócio, o Leveraged Buyout (LBO), ou aquisição alavancada, caracterizase pela compra do controle de uma empresa utilizando, em maior parte, dívida e dando como garantia as próprias ações da empresa adquirida por um fundo de Private Equity. O presente trabalho busca descrever e apresentar a série de LBO realizada no mundo desde a década de 80, analisando os principais aspectos que influenciaram nos resultados das transações, além de identificar o estágio em que essas operações se encontram no Brasil. Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi a revisão bibliográfica. A pesquisa se desdobrou em duas vertentes, a primeira visando estabelecer o referencial teórico para o trabalho e a segunda visando obter dados relativos a casos de LBO que permitissem a análise de sua operacionalização em diferentes contextos. Após, foi feita uma análise comparativa dos casos de LBO no mundo e no Brasil. (Continua Os resultados obtidos indicam que de forma geral as diferenças entre as operações refletem os níveis do estágio de desenvolvimento do mercado de Private Equity entre os países. Também se destacam diferenças culturais, entre empresas familiares, e sua orientação para venda, bem como políticas econômicas, principalmente no que tange o nível de taxa de juros.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26255
Arquivos Descrição Formato
000748578.pdf (169.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.