Repositório Digital

A- A A+

Mercado de capitais : uma contribuição para o entendimento do mercado acionário

.

Mercado de capitais : uma contribuição para o entendimento do mercado acionário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mercado de capitais : uma contribuição para o entendimento do mercado acionário
Autor Gollo, Romário de Souza
Orientador Kloeckner, Gilberto de Oliveira
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Finanças - Turma 2008.
Assunto Acoes
Mercado de capitais
Sistema financeiro
Resumo As crises financeiras recorrentes nos últimos anos no Brasil, resultaram em substancial aumento de incertezas com relação ao mercado financeiro, principalmente o de capitais. Neste sentido, o presente trabalho procurou objetivar um dos principais assuntos estudado em finanças, sobretudo, com relação ao mercado acionário que tem sido um atrativo para os investidores, desde meados da década de 1990. O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento do mercado de capitais e os impactos gerados sobre a preferência dos investidores à medida que este mercado evoluiu. Portanto, será realizado um trabalho de caráter teóricoempírico e descritivo, com vistas a realizar uma análise preliminar, descrevendo as principais variáveis que envolvem o mercado de capitais, sobretudo, as relacionadas à compra e venda de ações. Dessa forma, se pretende proporcionar um conhecimento básico deste mercado, que é sugerido como uma opção para investimento de longo prazo. Para tanto, serão analisados, através de objetivos específicos, os aspectos teóricos e conceituais referentes ao sistema financeiro e o mercado de capitais. Em seguida analisa-se a evolução do mercado acionário, bem como o impacto gerado no sistema econômico. Neste contexto, o presente trabalho discorre sobre os principais métodos estatísticos e financeiros utilizadas para análises, cujas evidências dos resultados, apontaram para a existência de forte correlação entre a base monetária e o índice I-Bovespa. Sendo assim, o estudo mostra que o volume de negócios no mercado de capitais se relaciona positivamente com o grau de liquidez da economia.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26262
Arquivos Descrição Formato
000748799.pdf (415.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.