Repositório Digital

A- A A+

Análise comparativa entre as sistemáticas federais de tributação

.

Análise comparativa entre as sistemáticas federais de tributação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise comparativa entre as sistemáticas federais de tributação
Autor Tonatto, Tomas
Orientador Galli, Oscar Claudino
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Finanças - Turma 2008.
Assunto Impostos
Lucro
Tributo
Resumo O presente trabalho apresenta um estudo de caso com os dados coletados de uma empresa de médio porte no ramo da construção civil, localizada na região do Vale do Rio dos Sinos, RS, Brasil. Aborda a importância de um planejamento tributário que visa a diminuição dos impostos, justificado com base nas leis, refletindo de forma significativa na redução destes custos tributários para as pessoas jurídicas. Tem por objetivo definir a melhor sistemática federal de tributação, focado na comparação entre o Lucro Presumido e Lucro Real. Uma diferença entre as sistemáticas é o fato de o Lucro Presumido ser considerada uma tributação simplificada por não possuir créditos nas apurações de PIS e COFINS, ao contrario da tributação baseada no Lucro Real, como o próprio nome diz, pois as deduções e créditos são extraídos da escrita fiscal obrigatória. Estas deduções e créditos para apuração dos impostos citados acima serão vistos com mais ênfase no decorrer do trabalho. Por fim, fica evidente a intenção do trabalho de informar a importância do Planejamento Tributário para a tomada de decisão. No referido estudo, após a execução dos cálculos demonstrou que a opção tributária menos onerosa foi o Lucro Presumido.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26263
Arquivos Descrição Formato
000748806.pdf (142.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.