Repositório Digital

A- A A+

O perfil do consumidor durante o processo de compra de imóveis no Banco do Brasil Agência IBAITI, PR

.

O perfil do consumidor durante o processo de compra de imóveis no Banco do Brasil Agência IBAITI, PR

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O perfil do consumidor durante o processo de compra de imóveis no Banco do Brasil Agência IBAITI, PR
Autor Sheifer Sobrinha, Helena
Orientador Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - 2008.
Assunto Banco do Brasil.
Crédito imobiliário
Perfil do cliente
Resumo A escolha pelo tema da monografia decorre de mudanças ocorridas no cenário mundial como a crise dos Estados Unidos, a qual fez com que o governo brasileiro disponibilizasse maior volume de recursos ao setor de habitação com a finalidade de gerar empregos no setor imobiliário, nas empresas que de alguma forma estão vinculadas a este tipo de empreendimento, como empresas construtoras, vendedoras de materiais de construção e indústrias de matéria-prima, aliadas à realização do sonho da casa própria, redução do déficit habitacional e melhoria do padrão de vida das pessoas. De um lado, as instituições financeiras têm a obrigatoriedade de aplicar os recursos no setor e em contrapartida vem a possibilidade de aumentar a base de clientes e lucratividade proporcionada por eles devido ao longo prazo envolvido neste tipo de financiamento. De outro lado, desperta a necessidade pessoal de conhecimento das expectativas e necessidades do cliente e das técnicas ou processos para possibilitar um relacionamento longo do cliente com a empresa, melhorando e aperfeiçoando a atuação do profissional de serviços. O presente trabalho teve como objetivo principal identificar o perfil do cliente que busca as linhas de crédito imobiliário junto à instituição Banco do Brasil. Também procurou verificar as variáveis que o consumidor considera interessante, os fatores que levam o consumidor a optar por determinada instituição, descobrir os pontos falhos e positivos do atendimento, a satisfação do consumidor e sugerir possíveis melhorias no atendimento a estes clientes vinculados ao processo de pesquisa e concessão de crédito imobiliário. Para tanto, o estudo conceituou inicialmente as premissas básicas vinculadas ao marketing para possibilitar a compreensão e justificar a importância da escolha do assunto, como a diferenciação do mercado de serviços, o papel fundamental do marketing neste tipo de instituição, a busca pela consolidação da fidelização do cliente através do marketing de relacionamento, a busca incessante pela qualidade e estudo constante do comportamento do consumidor, pois somente através do seu entendimento que são possíveis as melhorias na relação do cliente com a empresa prestadora do serviço. Para atingir os objetivos, foi utilizado o método survey, através de um questionário com 25 perguntas fechadas dividido em duas partes a saber: Parte I- Perfil do Consumidor e Parte II- Percepção do Consumidor. O referido questionário foi aplicado a uma amostragem de 30 clientes na agência de varejo Ibaiti –PR do Banco do Brasil S.A. Após a conclusão do levantamento de dados apontados pela pesquisa, foi possível identificar que os consumidores estão buscando a aquisição de imóveis com a finalidade de moradia cada vez mais cedo. Nestes consumidores há a predominância de homens, confirmando que apesar das mudanças ocorridas na estrutura familiar brasileira, ainda é o homem a base da família no âmbito financeiro. A maioria dos entrevistados, 70% da amostra, afirmaram que financiar um imóvel está mais fácil e apontam como principal motivo a possibilidade de pagar parcelas menores, devido ao alongamento do prazo, adequando-a a renda da família e possibilitando concretizar o sonho de morar em sua casa própria. Uma das informações obtidas é bastante interessante: dos entrevistados que buscaram informações sobre financiamento imobiliário, todos afirmam não terem encontrado informações claras sobre as taxas ou talvez ainda não conseguiram entender o mecanismo do financiamento imobiliário, necessitando este item de atenção especial.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26283
Arquivos Descrição Formato
000745199.pdf (503.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.