Show simple item record

dc.contributor.authorPinto, Renata Cezarpt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T03:32:50Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1850-9959pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262868pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa como os alunos interagem quandoinseridos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que integra as funcionalidades do GeoGebra, o Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG), para a aprendizagem colaborativa de Geometria. O VMTwG permite que os alunos resolvam problemas de forma colaborativa e que o professor acompanhe o processo de construção e colaboração ocorrido durante a resolução da atividade proposta. Para analisar os processos de colaboração entre estudantes no VMTwG e a aprendizagem de conceitos geométricos, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na disciplina de Geometria I. As interações ocorridas no ambiente foram analisadas à luz do modelo dos cinco estágios de aprendizagem on-line, em busca de pistas que evidenciassem a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostram que o processo de pensar junto colaborativamente proporcionou a apropriação de conceitos geométricos pelos estudantes, evidenciando ações como negociações de significados e construção compartilhada de conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes how students interact when inserted in a Virtual Learning Environment (VLE) that integrates the Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG) as features of GeoGebra (VMTwG), for the collaborative learning of Geometry. VMTwG allows students to solve problems collaboratively and for the teacher to follow the construction and collaboration process that took place during the resolution of the proposed activity. In order to analyze the collaboration processes between students at VMTwG and the learning of geometric concepts, qualitative research was carried out with undergraduate students in Mathematics during Emergency Remote Teaching in the discipline of Geometry I. Interactions in environment were analyzed in the light of the five-stage onlinelearning model, looking for clues that would show collaborative learning. The results show that the process of thinking together collaboratively provided an appropriation of geometric concepts by students, evidencing actions such as negotiations of meanings and shared construction of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET) [recurso eletrônico]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 34 (2023), p. 98-109.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectCollaborative dynamic geometryen
dc.subjectGeometry learningen
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectCollaborative learningen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectGeoGebraen
dc.subjectVMTwGen
dc.titleGeometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwGpt_BR
dc.title.alternativeDynamic Geometry Collaborative : an analysis with the VMTwG environmenten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001171677pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record