Repositório Digital

A- A A+

A inadimplência da agricultura familiar na Transamazônica : o caso da Agência do Banco do Brasil em Altamira

.

A inadimplência da agricultura familiar na Transamazônica : o caso da Agência do Banco do Brasil em Altamira

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A inadimplência da agricultura familiar na Transamazônica : o caso da Agência do Banco do Brasil em Altamira
Autor Silva, Gilson Walter da
Orientador Motta, Paulo Cesar Delayti
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - 2008.
Assunto Agricultura familiar
Banco do Brasil.
Crédito agrícola
Inadimplência
Perfil do cliente
Resumo O crédito é uma das ferramentas das políticas de desenvolvimento. Aplicar o crédito de maneira correta para o fim a que foi destinado o projeto é imprescindível não só para o sucesso do projeto, como também para toda uma cadeia de atores que o envolvem, principalmente quando se trata de recursos públicos reembolsáveis, onde o pagamento de um crédito cedido é imprescindível para a aplicação em outros projetos. Nesse sentido, a agência do Banco do Brasil de Altamira é hoje uma das agências com o maior índice de inadimplência na área agrícola do país. Somente nas linhas da agricultura familiar, no final de 2008 o índice chegou a 49%, ou seja, 25 vezes o limite tolerado nas linhas de crédito para que a agência continue emprestando normalmente, além do seu elevado impacto no resultado da dependência. Identificar o perfil desses clientes e os motivos que os levaram a não quitar suas obrigações contraídas junto ao Banco é o principal objetivo deste trabalho, que julgamos imprescindível para estabelecer um modo de resgate dos recursos alocados nesta área. O trabalho é apresentado de maneira descritiva, trazendo o resultado de pesquisa bibliográfica, relatórios consolidados da empresa e questionários dirigidos aos diversos atores responsáveis pela utilização e liberação do crédito na região. Não foi identificado apenas um motivo, mas um conjunto de ações que geraram tais índices de inadimplência, entre eles a falta de uma análise mais criteriosa do projeto e do cliente, a liberação de recursos de forma massificada em uma região sem cultura de crédito na agricultura familiar, aliado a falta de acompanhamento técnico e fiscalização dos projetos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26293
Arquivos Descrição Formato
000746204.pdf (159.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.