Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGoulart, Marina Orlandipt_BR
dc.contributor.authorFelix, Juliano Camargo da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Deborah Xavier dept_BR
dc.contributor.authorBarros, João Pedro Pereirapt_BR
dc.contributor.authorRamos, Ana Regina Limapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Gregori Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Maria Luisa Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T03:32:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2763-5473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263011pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um relato da experiência do Núcleo 1 PIBID Artes desenvolvido no Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia atendendo as séries finais do Ensino Fundamental de sexto a nono ano. As atividades foram realizadas de forma remota durante todo o projeto, em contexto pandêmico, apresentando desafios da situação atípica de aulas online, como a falta de acessibilidade dos estudantes à internet, a evasão escolar e, principalmente, a carência afetiva da interação presencial. O propósito deste trabalho é compartilhar as estratégias traçadas para criar alternativas de ensino e aprendizagem acessíveis, analisando os resultados de forma crítica considerando a realidade de cada aluno. As aulas foram estruturadas visando estimular a curiosidade; desenvolver o senso crítico; valorizar e incorporar o repertório cultural dos estudantes; e criar espaços integrativos, através de aulas visualmente atrativas, motivadas por perguntas e jogos expositivos (cênicos, práticos ou virtuais). Também foi produzido material avaliativo de aprendizagem equivalente para os estudantes que não pudessem participar sincronamente. Tendo em vista que os PIBIDianos se encontravam em uma condição semelhante como alunos dentro da universidade, foi natural a busca por abordagens mais sensíveis visando equalizar este fazer sem deixar de abordar as matrizes curriculares. Portanto, verificou-se que uma abordagem que coloca o aluno no centro foi de suma importância para a criação de um espaço, ainda que virtual, em que eles pudessem sentir-se acolhidos e ter liberdade de se expressar, criar e aprender de forma mais motivada, mesmo em situação adversa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is an experience report from Arts’ teaching internship in final years of elementary in a public school. The activities were remotely developed across all the project, during the Covid-19 pandemic, imposing challenges from atypical situation, like the lack of internet access by most students, the school dropout and, mainly, the lack of face-to-face affection interaction. The intention of this paper is to share some applied strategies to create alternatives of accessible teaching and learning, analyzing the results, considering the reality of each student. The objectives of the classes' plans were to encourage curiosity; develop critical sense; worth and embody the cultural repertoire from students; and create integrative spaces, through visually attractive class material, motivated by questions and expositive games (scenics, practicals or virtuals). Also an equivalent evaluation was prepared for the students that can't participate in online classes. Considering that teaching internship was in a similar status as a university student, it was natural to search for a sensible approach aiming to balance the teaching process with the subject curriculum. Therefore, it was observed that an approach that focuses on the student was very important to create a safe space, even if virtual, that they can feel welcomed and free to express themselves, create and learn, despite the adverse situation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Real Conhecer. Formiga, MG. V. 3, n. 1, (jan. 2023) 1p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtsen
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPIBIDen
dc.titleEnsino de artes como território de partilha e acolhimento do sujeitopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001160334pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples