Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.contributor.authorTrindade, Elizabeth Sarates Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2010-10-09T04:21:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26302pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, de cunho qualitativo, busca analisar como o processo de apropriação tecnológica das professoras-alunas no curso de graduação em Pedagogia-Licenciatura, na modalidade à distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), contribuiu para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em suas práticas nas escolas. Além de alunas do curso são, ao mesmo tempo, professoras de escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados foram coletados mediante levantamentos de registros, depoimentos e reflexões nos ambientes virtuais do Curso, entrevistas, observações de salas de aula e de atividades em laboratórios de informática nas escolas. Foram organizados em duas categorias de análise: Apropriação Tecnológica e Uso das Tecnologias em Práticas nas Escolas. A análise dos dados baseou-se nos conceitos de construção do conhecimento de Jean Piaget e nos níveis de explicitações do modelo de Redescrição Representacional de Karmiloff-Smith. Os resultados mostram que as vivências das professoras-alunas em um curso de formação baseado no uso intensivo de TICs, dentro de uma proposta pedagógica inovadora, proporcionam condições para que se estabeleça um processo de apropriação tecnológica que se repercute em diferentes formas de usos das tecnologias nas escolas, bem como em mudanças graduais nas práticas escolares.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study of qualitative nature is to analyze how the process of technological appropriation by female teachers-students on the Pedagogy Course, in the distance learning modality, at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS), contributed to the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in their practices in schools. Besides being course-students, they are, at the same time, teachers in elementary schools from the Porto Alegre municipal public school system. The data was collected through surveys of records, testimonies and reflections in virtual environments of the course, interviews, activities and classroom observations in computer laboratories on the schools. The data was organized into two analytical categories: technological appropriation and use of the technologies in practices in schools. The data analysis was based on the concepts of knowledge building by Jean Piget and on the levels of explicitation of the Karmiloff-Smith's Representational redescription model (1992). The results show that the teachers-students experiences in a formation course based on the intensive use of ICTs, inside an innovating pedagogical proposal, provide conditions to establish a process of technological appropriation that is reverberated in different ways of use of the technologies at the schools, as well as in gradual changes in scholar practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectFormation of teachersen
dc.subjectTechnological appropriationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectScholar practicesen
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleContribuições da formação de professores para o uso das TICs na escola : um estudo de caso no Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande Do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000757631pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples