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dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorBez, Maria Rosangelapt_BR
dc.date.accessioned2010-10-09T04:21:52Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26303pt_BR
dc.description.abstractA linguagem e a comunicação são processos fundamentais para o desenvolvimento humano. Mas longe de serem processos inatos ou maturacionais são processos sócio-históricos que se desenvolvem ao longo da vida. Dessa forma, quando as crianças chegam à idade escolar trazem com elas uma linguagem e comunicação oral não como produtos acabados, mas como processos sociais e em desenvolvimento Professores de séries iniciais muitas vezes são surpreendidos quando uma criança não fala, ficando sem ação, pois a expectativa deles é trabalhar apenas com a escrita. Eles pressupõem que oralidade já deveria estar desenvolvida em seus alunos. A escola tem papel fundamental nesse processo de alfabetização, mas também no desenvolvimento da linguagem como um todo incluindo as diversas formas de comunicação possíveis, pois, é de suma importância que a escola acolha todas as pessoas sem discriminações ou preconceitos. Esta pesquisa teve como foco principal propor ações mediadoras com uso de recursos e estratégias de CAA para promover o desenvolvimento da comunicação em sujeitos com TGD. As ações mediadoras foram embasadas nos pressupostos da Teoria Sócio-Histórica, focando em estratégias nas quais a interação vise à comunicação com recursos de CAA de baixa e alta tecnologia como foco principal. O presente trabalho estruturou-se como um estudo de caso (multicaso) de dois sujeitos incluídos nas séries iniciais do ensino fundamental na rede publica municipal da grande Porto Alegre. Ambos os sujeitos tem TGD, sendo que um tem diagnóstico de autismo e o outro de Síndrome de Cornélia de Lange (CdLS). Os resultados a serem apresentados mostram que é possível a utilização da CAA no processo do desenvolvimento de sujeitos não oralizados com TGD, pois, de forma geral, percebe-se que no final da pesquisa os sujeitos ampliaram suas formas de comunicação graças ao uso da CAA. Os indícios de intencionalidade de comunicação que emergiram nos sujeitos com TGD, quando utilizadas ações mediadoras com CAA, se ampliaram de forma significativa chegando os sujeitos a tornarem-se agentes intencionais em diversos momentos das interações.pt_BR
dc.description.abstractLanguage and communication are key processes in human development. But far from being innate or maturational processes, they are socio-historical processes that develop throughout life. Thus, when children reach school age they bring with them the language and oral communication not as a finished product, but as a social process in development. Schoolteachers are often surprised when a child does not speak, and do not know what to do, because their expectation is to work only with writing. They assume that orality should have been already developed in their students. The school has a fundamental role in the process of literacy, but also in language development as a whole, including the various forms of possible communication. Therefore, it is essential that the school accepts all persons without discrimination or prejudice. This research aims to propose mediation actions through the use of resources and strategies of AAC to promote the communication development in subjects with PDD. The mediating actions were based on the principles of the Social-Historical Theory, focusing on strategies in which the interaction aimed at communicating with AAC features of low and high technology. This study was structured as a case study (multicase) of two individuals inserted in the initial grades of elementary public school at Porto Alegre. Both subjects have PDD; one was diagnosed with autism and the other with Cornelia de Lange Syndrome (CdLS). The results presented show that it is possible to use the AAC in the development process of individuals with PDD and with oral language issues because, in general, at the end of the study subjects increased their forms of communication through the use of AAC. The evidence of intentional communication that emerged in subjects with PDD when using mediation actions with AAC have expanded significantly, reaching the subjects and turning them into intentional agents at different times of the interactions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPervasive development disorderen
dc.subjectSíndrome de Cornélia de Langept_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCornelia de lange syndromeen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAumentativa and alternative communicationen
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subjectSocio-historical theoryen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleComunicação aumentativa e alternativa para sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento na promoção da expressão e intencionalidade por meio de ações mediadoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000757639pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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