Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGiumbelli, Emerson Alessandropt_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:32:07Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0104-9313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263060pt_BR
dc.description.abstractEste texto enfoca um conjunto de imagens de Madre Paulina, mulher canonizada pela Igreja Católica em 2002 e que tem seu santuário no sul do Brasil. Esculturas com distintas características participam dos esforços de difusão da devoção à santa. A análise da produção dessas imagens – e suas reproduções em suportes variados – é realizada tendo como referência discussões antropológicas sobre representação e presentificação. Argumenta-se que não é necessário opor estas duas ideias, e a análise demonstra que a multiplicação de representações da santa, com a sua produção de variações, combina-se com o projeto de atrair pessoas para sua devoção. Para a constituição dos dados da pesquisa, foram utilizadas observações nos locais onde as imagens estão, bem como entrevistas com religiosas da congregação que administra o santuário e com os manufaturadores das esculturas da santa.pt_BR
dc.description.abstractThe present text focuses on a set of images of Madre Paulina, a woman canonized by the Catholic Church in 2002, whose sanctuary is in southern Brazil. Sculptures containing different characteristics are part of the efforts to spread devotion to the saint. An analysis of the production of these images – and their reproductions in various media – is carried out with reference to anthropological discussions rergarding representation and presentification. It is argued that it is not necessary to oppose these two ideas, as analysis demonstrates that the multiplication of representations of the saint, with its subsequent production of variations, is combined with a project of attracting devotees. Observations at places where the images are located, as well as interviews with leaders of the congregation that administers the sanctuary and with the manufacturers of the sculptures of the saint, form the basis of these observations and analyses.en
dc.description.abstractEste texto se centra en un conjunto de imágenes de Madre Paulina, mujer canonizada por la Iglesia Católica en 2002 y que tiene su santuario en el sur de Brasil. Esculturas de diferentes características participan en la labor de difusión de la devoción a la santa. El análisis de la producción de estas imágenes –y sus reproducciones en diversos medios– se realiza en diálogo con las discusiones antropológicas sobre representación y presentificación. Se argumenta que no es necesario oponer estas dos ideas, y el análisis demuestra que la multiplicación de representaciones de la santa, con su producción de variaciones, se vincula con el proyecto de atraer a la gente a su devoción. Para la configuración de los datos de la investigación se utilizaron observaciones en los lugares donde se encuentran las imágenes, así como entrevistas con religiosos de la congregación que administra el santuario y con los fabricantes de las esculturas de la santa.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMana : estudos de antropologia social. Rio de Janeiro. Vol. 29, n. 1 (2023), e2023001, p. [1]-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSanctityen
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectCatolicismopt_BR
dc.subjectImagesen
dc.subjectCatholicismen
dc.subjectAntropologia da religiãopt_BR
dc.subjectSantuariospt_BR
dc.subjectSanctuariesen
dc.subjectAgencyen
dc.subjectSantidades
dc.subjectImágeneses
dc.subjectAgenciaes
dc.titlePaulina são várias : os poderes da representação nas imagens de uma santa católicapt_BR
dc.title.alternativeThe many Paulinas : the powers of representation in the images of a Catholic sainten
dc.title.alternativeVariaciones sobre Paulina : los poderes de la representación en las imágenes de una santa católicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173248pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples