Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerrari, Caroline Girardipt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Maity Simone Guerreiropt_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:32:20Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0102-4450pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263066pt_BR
dc.description.abstractSob a perspectiva da Linguística Cognitiva, analisamos a compreensão de provérbios por crianças e adultos, através de uma tarefa de compreensão. Foram entrevistados três grupos de participantes: 30 adultos; 33 crianças mais novas (m=7,85 anos, dp=7,3 meses); e 25 crianças mais velhas (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada e complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os itens, os grupos de idade, os tipos de pergunta e as interações entre essas categorias. As análises apresentaram efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na compreensão de provérbios dos grupos entrevistados (p<0.05). Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens.pt_BR
dc.description.abstractUnder the Cognitive Linguistics approach, we analyze proverb comprehension by children and adults, through a comprehension task. Three groups of participants were interviewed:.30 adults over the age of 18; 33 younger children (m=7,5 years old, sd=7,3 months); and 25 older children (m=10,59 years old, sd=7,92 months). A repeated measure analysis of variance (ANOVA) was conducted, complemented by a Tukey test. The items, the age groups, the nature of the questions and the interactions between these categories were analyzed. The analyses presented a main effect of age, nature of the question and item in the proverb comprehension competence of the interviewed groups (p<0.05). The younger the participant, the lower was his/her tendency to comprehend the items.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDELTA : revista de documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. Vol. 36, n. 2 (2020), 2020360204, p. [1]-29pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCognitive linguisticsen
dc.subjectLingüística cognitivapt_BR
dc.subjectProvérbiospt_BR
dc.subjectProverbs comprehensionen
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectProverbsen
dc.subjectProverbs comprehension tasken
dc.titleÁgua mole em pedra dura tanto bate até que fura : uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultospt_BR
dc.title.alternativeWater dripping day by day wears the hardest rock away : comparing proverb comprehension by children and adultsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172807pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples