Água mole em pedra dura tanto bate até que fura : uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos
dc.contributor.author | Ferrari, Caroline Girardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Siqueira, Maity Simone Guerreiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T03:32:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-4450 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263066 | pt_BR |
dc.description.abstract | Sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, analisamos a compreensão de provérbios por crianças e adultos, através de uma tarefa de compreensão. Foram entrevistados três grupos de participantes: 30 adultos; 33 crianças mais novas (m=7,85 anos, dp=7,3 meses); e 25 crianças mais velhas (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada e complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os itens, os grupos de idade, os tipos de pergunta e as interações entre essas categorias. As análises apresentaram efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na compreensão de provérbios dos grupos entrevistados (p<0.05). Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens. | pt_BR |
dc.description.abstract | Under the Cognitive Linguistics approach, we analyze proverb comprehension by children and adults, through a comprehension task. Three groups of participants were interviewed:.30 adults over the age of 18; 33 younger children (m=7,5 years old, sd=7,3 months); and 25 older children (m=10,59 years old, sd=7,92 months). A repeated measure analysis of variance (ANOVA) was conducted, complemented by a Tukey test. The items, the age groups, the nature of the questions and the interactions between these categories were analyzed. The analyses presented a main effect of age, nature of the question and item in the proverb comprehension competence of the interviewed groups (p<0.05). The younger the participant, the lower was his/her tendency to comprehend the items. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | DELTA : revista de documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. Vol. 36, n. 2 (2020), 2020360204, p. [1]-29 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cognitive linguistics | en |
dc.subject | Lingüística cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Provérbios | pt_BR |
dc.subject | Proverbs comprehension | en |
dc.subject | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.subject | Proverbs | en |
dc.subject | Proverbs comprehension task | en |
dc.title | Água mole em pedra dura tanto bate até que fura : uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos | pt_BR |
dc.title.alternative | Water dripping day by day wears the hardest rock away : comparing proverb comprehension by children and adults | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172807 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39166)Linguística, Letras e Artes (2661)