Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:33:05Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263094pt_BR
dc.description.abstractA disseminação da COVID-19, a mutação climática, o aumento das desigualdades sociais e o avanço da necropolítica, bem como a negação desses elementos por parte da população mundial e brasileira, exigem um novo mapa dos posicionamentos políticos e epistemológicos. Dialogando com a epistemologia política de Bruno Latour e com as Epistemologias do Sul, apresentamos uma reflexão sobre como a área de Educação em Ciências pode se articular para dar conta das questões que se impõem na contemporaneidade. Defendemos, nesse trabalho, concordando com Latour, que a Educação em Ciências precisa 'aterrar' e que, para isso, é necessário se aliar diplomaticamente aos atores do antigo eixo 'absolutista / relativista'. Diferentemente de Bruno Latour, entretanto, defendemos que o protagonista no Antropoceno não será mais a Europa, mas o Sul político e epistemológico do mundo, e a educação em ciências brasileira pode ter papel crucial nesse movimento.pt_BR
dc.description.abstractThe spread of COVID-19, climate change, the increase in social inequalities, and necropolitics, as well as the denial of these elements by the world and the Brazilian population, require a new definition of political and epistemological positions. In dialogue with Bruno Latour's political epistemology and with Epistemologies of the South, we present a reflection on how Science Education can articulate itself to deal with the issues that are imposed in contemporary times. In this paper, agreeing with Latour, we contend that Science Education needs to 'land', and that it is necessary to ally diplomatically with the actors of the old 'absolutist / relativist' axis. Unlike Bruno Latour, however, we argue that the protagonist in the Anthropocene will no longer be Europe, but the political and epistemological South of the world, and Brazilian science education may play a crucial role in this movement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 27 (2021), e21041 , 16 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectAntropocenopt_BR
dc.subjectAnthropoceneen
dc.subjectPolitical philosophyen
dc.subjectFilosofia políticapt_BR
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectPhilosophy of sciencesen
dc.titleAterrando no sul : uma proposta político-epistemológica para a área de educação em ciências do Antropocenopt_BR
dc.title.alternativeLanding in the south a political-epistemological proposal for the area of science education in the Anthropoceneen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173254pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples