Repositório Digital

A- A A+

Modelagem e participação de uma aplicação LBS utilizando a plataforma Android

.

Modelagem e participação de uma aplicação LBS utilizando a plataforma Android

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelagem e participação de uma aplicação LBS utilizando a plataforma Android
Autor Machado, Ricardo da Silva Floriano
Orientador Geyer, Claudio Fernando Resin
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Android
Sistemas operacionais
Resumo Com a evolução das tecnologias relacionadas com a obtenção de dados de localização geográfica, o aumento de recursos disponíveis em dispositivos móveis e o forte crescimento do mercado destes aparelhos, serviços baseados na localização cada vez mais ganham espaço tanto em nível de pesquisa como de desenvolvimento de aplicações. Entendendo que este tipo de serviço agregaria qualidade ao nível de vida de uma população, se oferecido pelos órgãos públicos, este trabalho foi concebido com o objetivo de construir um modelo de arquitetura e desenvolver um protótipo de uma aplicação que trabalhe com estes serviços, ou seja, serviços voltados para o universo da mobilidade. Para isso, outro objetivo deste trabalho foi o de utilizar para o desenvolvimento desta aplicação, a plataforma para aparelhos móveis, Android, do Google, trabalhando alguns dos conceitos que esta tecnologia trás consigo. A aplicação VaDeOnibus, desenvolvida neste trabalho, consiste em uma consulta de linhas de ônibus que o usuário pode utilizar para ir do ponto onde se encontra, até um local de destino especificado. O prototótipo foi implementado utilizando o emulador de aparelho celular contido no kit de desenvolvimento do Android. Os testes realizados com a aplicação mostraram que o modelo proposto fornece resultados corretos para as consultas efetuadas. Portanto, com o desenvolvimento deste trabalho, foi possível constatar que, utilizando tecnologias apropriadas, é possível construir um software capaz de fornecer um serviço de valor para o usuário, de maneira que este não veja a complexidade embutida na aplicação. Além do fato de ter sido todo desenvolvido dentro do paradigma do software livre, não seria impeditivo de ser implantado pelas órgãos públicos, como um serviço de acesso livre pela população.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26356
Arquivos Descrição Formato
000757822.pdf (1.277Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.