Repositório Digital

A- A A+

Análise de concepções e práticas docentes de língua estrangeira usando tecnologias : um estudo de caso

.

Análise de concepções e práticas docentes de língua estrangeira usando tecnologias : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de concepções e práticas docentes de língua estrangeira usando tecnologias : um estudo de caso
Autor Tartaruga, Maria Virginia Peyré
Orientador Aragón de Nevado, Rosane
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciatura.
Assunto Ensino de línguas
Língua espanhola
Tecnologias de informacao e ensino de linguas (segunda lingua)
[es] Enseñanza de lengua extranjera y tecnologías
[es] Nuevas tecnologías y educación
[es] Rol del profesor y tecnologías
Resumo Este trabalho insere-se no campo pedagógico de Processos de Ensino e Aprendizagem, especificando-se no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação de línguas estrangeiras. O estudo tem como objetivo investigar como o professor de língua estrangeira (LE) compreende e usa as tecnologias nas suas práticas docentes. A base teórica é fundamentada na teoria construtivista piagetiana sobre aquisição de conhecimento. Optou-se pela realização de um estudo de caso a partir de entrevista e observações de práticas docentes com o uso das novas tecnologias, em uma escola pública localizada em Porto Alegre. A análise dos dados considerou as proximidades e afastamentos entre a teoria, as concepções e as práticas docentes de LE em contextos de uso das tecnologias digitais. Conclui-se que, no contexto analisado, o ensino-aprendizagem de LE com uso das tecnologias apresenta muitas proximidades com a teoria construtivista e que o uso das tecnologias deve ser acompanhado da formação docente de qualidade, ficando a importância da interdisciplinaridade, da interação do material com o sujeito e de outras questões, mas não menos importantes.
Resumen Este trabajo forma parte del campo pedagógico de desarrollo de la enseñanza y aprendizaje, se especificando en el uso de tecnologías de la información y comunicación (TICs) en la educación de lenguas extranjeras. Se objetiva hacer una investigación del como el profesor de lengua extranjera (LE) comprende y usa las TICs en sus prácticas docentes. La teoría se basa en el constructivismo piagetiano de la adquisición de conocimiento. Se eligió hacer un estudio de caso partiendo de entrevista y observaciones de prácticas docentes con el uso de las TICs, en una escuela pública ubicada en Porto Alegre. Las análisis de los datos consideró las proximidades y alejamientos entre la teoría, las concepciones y las prácticas docentes en LE contextualizados al uso de las TICs. Se concluye que, en el contexto analizado, la enseñanza y el aprendizaje de LE con uso de las tecnologías presenta muchas proximidades con la teoría constructivista y que el uso de las TICs debe ser acompañado de la formación de profesores de calidad, quedando la importancia de la interdisciplinaridad, de la interacción del material con el sujeto y de otras cuestiones, pero no menos importantes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26357
Arquivos Descrição Formato
000757830.pdf (568.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.