Repositório Digital

A- A A+

API de DICOM para sistemas de telemedicina de eletrocardiografia

.

API de DICOM para sistemas de telemedicina de eletrocardiografia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título API de DICOM para sistemas de telemedicina de eletrocardiografia
Outro título A DICOM API for electrocardiography telemedicine systems
Autor Petry, Tobias Brignol
Orientador Iochpe, Cirano
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Informática médica
Telemedicina
[en] API
[en] DICOM
[en] ECG
[en] Electrocardiogram
[en] Heart diseases
[en] Medical standard
[en] Telemedicine
Resumo As doenças do coração estão atualmente entre as maiores causas de morte no mundo. O exame de eletrocardiograma é um procedimento simples e não invasivo que permite detectar anomalias no funcionamento do coração de um paciente. A possibilidade de manter, em uma mesma base de dados, o histórico de eletrocardiogramas do paciente, independente do equipamento em que eles foram realizados, facilita o acompanhamento médico e o diagnóstico de enfermidades. Este trabalho apresenta uma análise do modelo de um eletrocardiograma e do padrão de exames médicos DICOM. Com base nesta análise, se realizou o projeto de desenvolvimento de uma API que permite a conversão de exames realizados em dois aparelhos, com protocolos diferentes, para o formato de arquivo do DICOM. A API pode ser usada também para a leitura de arquivos neste formato, de forma a permitir o armazenamento destes exames em um banco de dados. A aplicação desenvolvida foi testada utilizando um visualizador conhecido de formas de onda em DICOM, dois aparelhos eletrocardiógrafos, e um sistema de telemedicina com armazenamento de exames em um servidor central.
Abstract Heart diseases are among the world’s leading causes of death nowadays. An electrocardiogram is a simple, non-invasive procedure that can unveil a patient’s heart condition. Storing a patient’s history of electrocardiograms in a single database, regardless of the acquisition equipment, can improve medical supervision and the diagnosis of illnesses. This document presents an analysis of the basics of an electrocardiogram and the DICOM medical standard. An API for conversion of data acquired from two electrocardiographs with different protocols to the DICOM file format was designed and developed based on that analysis. This API also supports reading a file in the named format, allowing storage in a database. The developed application was tested using a well-known waveform DICOM viewer, two electrocardiographs, and a telemedicine system with examination data stored in a central server.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26361
Arquivos Descrição Formato
000757847.pdf (1.141Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.