Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTettamanzy, Ana Lúcia Liberatopt_BR
dc.contributor.authorScliar, Muriel Carneiropt_BR
dc.date.accessioned2010-10-14T04:19:24Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26362pt_BR
dc.description.abstractA feiticeira, enquanto mulher, possui uma função de instauradora do mito da feminilidade, o que leva ao questionamento de seu papel na historiografia e de sua arqueologia no processo de transformação da figura do real feminino, desde illo tempore, na figura simbólica presente na arte. Inicialmente, representação positiva - a mulher feiticeira, imagem da Deusa Mãe dos celtas, agente da harmonia com o meio e ambiguamente humana – , vai, aos poucos, transformando-se em ser perverso, encarnando a dualidade judaico-cristã do bem e do mal e tornando-se reflexo do que é perigoso – ser livre – e indesejado. A comunhão com a natureza passa a ser prova de bruxaria, palavra pejorativa aos olhos da Igreja. Do tempo em que o inexplicável era sinônimo de ligação com o Diabo, surge a imagem inconsciente do medo. A feiticeira surge na Literatura como representação da figura real trazida das lendas celtas pela oralidade e altera-se, acompanhando a História, dentro da própria Literatura. Nas várias versões do mito de Tristão e Isolda, vemos refletidas as modificações sofridas pelo arquétipo feminino no imaginário popular, ao longo do período histórico em que “a cruz” da mulher foi observar calada a dualidade de sua imagem transformar-se, no inconsciente coletivo, de deusa em bruxa, ao mesmo tempo em que a cruz deixava de significar a intersecção de opostos para ser o símbolo do sacrifício cristão.pt_BR
dc.description.abstractThe witch as a woman has the function of establishing the myth of feminility, which leads to question her historiographic and of her archeology’s role in the process of transformation of the real female portrait, since illo tempore, in the symbolic persona present in art. In the beginning, she was a positive representation – the woman witch, image of the Goddess mother of the Celts, agent of the harmony with the environment and ambiguously human – and becomes gradually an evil being, incarnating the Jewish Christian duality of good and evil. She becomes the image of what is dangerous – being free – and unwanted. The communion with nature becomes proof of witchcraft, a derogatory word. From the time when the unexplainable was a synonymous of connection with the Devil, comes the unconscious image of fear. The witch appears in Literature as the representation of the real persona brought by orality in the Celtic legends and transforms itself, following History, into Literature. In the various versions of the myth of Tristan and Isolde, we see reflected the changes undergone by the female archetype in popular imagination, over the historical period in which the woman's burden was quietly observing the duality of her image to become, in the collective unconscious, from goddess to witch, while the burden ceased to mean the intersection of opposites to become a symbol of Christian sacrifice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWitchen
dc.subjectMito na literaturapt_BR
dc.subjectWomanen
dc.subjectFeiticeirapt_BR
dc.subjectBruxapt_BR
dc.subjectJewish Christian moralityen
dc.subjectMythen
dc.subjectArchetypeen
dc.subjectPopular imaginationen
dc.titleEntre a feiticeira celta e a bruxa má : como o imaginário coletivo (trans)formou-se através do tempopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000757848pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples