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dc.contributor.authorJuchem Neto, João Plíniopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T03:33:44Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2764-1392pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263655pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo propomos uma parametrizaçãopara as características dos produtos em um modelo dediferenciação de produtos de Lancaster com dois bens e duas características, a fim de estudar o impacto do grau de diferenciação dos produtos no equilíbrio de um duopólio de Cournot. Obtemos o equilíbrio de Cournot do modelo analiticamente e as curvas de reação das firmas numericamente. Quando os custos marginais das firmas são iguais ou próximos, mostramos que quanto mais diferenciados são os produtos, menores são as quantidadese maiores os preços e lucros auferidosno equilíbriopara as duas firmas; quando uma firma apresenta custo marginal positivo muito menor do que a sua concorrente, o lucro da firma mais competitiva, que domina o mercado, é maior quanto mais semelhantes forem os produtos, enquanto que para a firma com menor fatia de mercado ocorre o oposto; por fim, se uma das firmas apresenta custo marginal nuloea outra não, a firma mais competitiva expulsa a menos competitiva do mercado, situação na qual o seu lucro se torna independente das características do produto.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we propose aparametrization for the characteristics of products in a Lancaster model of product differentiation with two goods and two characteristics, in order tostudy the impact of product differentiation in a Cournot duopoly equilibrium. We obtain the Cournot equilibriumof the model analytically, and the firm’s best response curves numerically. Whenboth firms have equal or similar marginal costs, more differentiated products imply in lower quantities, and higher pricesand profits in the equilibrium for bothfirms; when both firms present a greater disparity in terms of positive marginal costs, less differentiated products imply in higher profits for the most competitive firm, the opposite happening with the less competitive one; finally, if one firm have zero marginal cost, it expels its less competitive competitor from the market, and its profits becomesindependent from the characteristics of the product.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInforme Econômico (UFPI). Teresina, PI: UFPI. Vol. 46, n. 1 (jan./jun. 2023), 4-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndustrial organizationen
dc.subjectMicroeconomiapt_BR
dc.subjectMicroeconomicsen
dc.subjectOrganização industrialpt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectCournot duopolyen
dc.subjectProduct differentiationen
dc.subjectLancaster’sconsumer theoryen
dc.titleDiferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancasterpt_BR
dc.title.alternativeProduct differentiation in a duopoly using Lancaster’s consumer theory en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172570pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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