Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBittencourt, Jaqueline Marcela Villafuertept_BR
dc.contributor.authorPérez, Maria Luz Mardesichpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T03:33:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2178-2679pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263660pt_BR
dc.description.abstractDesde que se instituiu o Estado Plurinacional de Bolívia tem trazido novos conceitos que estão relacionados com as mudanças no arranjo estrutural que está em curso, particularmente nas políticas públicas sociais. Destaca-se a Educação como o setor que tem incluindo a ideia central do “viver bem” como eixo da mudança paradigmática da abigarrada sociedade boliviana. Neste artigo propomos trabalhar a partir de uma perspectiva que tem definido o Marco Regulatório da educação sob a perspectiva indígena/ camponesa/ originária, ou seja, a partir do setor da sociedade que SarzuriLima (2016) denomina a “parte sem parte” da sociedade. O foco nesses sujeitos se relaciona com as formas institucionais que estão em plena tensão neste momento histórico pela que atravessa a América Latina, qual seja a participação de segmentos marginalizados no Estado capitalista globalizado sustentado pelas práticas colonialista, racistas e conservadoras. Para tanto, traçamos uma sintética linha histórica para contribuir para que este tema permaneça na agenda.pt_BR
dc.description.abstractSince the establishment of the PlurinacionalState of Bolivia has brought new concepts that are related to changes in the structural arrangement that is underway, particularly in public social policies. Education stands out as the sector that includes the central Idea of "living well" as the axis ofthe paradigmatic change of the variegated Bolivian society. In this article we propose to work from a perspective that has defined the Education Regulatory Framework from the indigenous/ peasant/ indigenous perspective, that is, from the sector of societythat Sarzuri-Lima (2016) calls the "part without part" in society. The focus on these subjects is related to the institutional forms that are in tension at this historical moment in Latin America, whether it is the participation of marginalizedsegments in the globalized capitalist state supported by colonialist, racist and conservative practices. To do this, wedraw a synthetic historical line to contribute to this issue remain on the agenda.en
dc.description.abstractDesde que se instituyó el Estado Plurinacional de Boliviaésteha traído tanto nuevos escenarios como nuevos conceptos que están relacionados con los cambios estructurales que están en curso, particularmente en las políticas públicassociales. Se destaca la Educación como el sector que incluye la idea central del "vivir bien" como eje del cambio paradigmático de la abigarrada sociedad boliviana. En este artículo proponemos trabajar desde una perspectiva que ha definido el Marco Regulatorio de la Educación desde la visiónde los actores sociales, particularmente indígena/ campesina/ originaria, es decir, a partir del sector de la sociedad que Sarzuri-Lima (2016) denomina la "parte sin parte" en la sociedad. El foco en esos sujetos se relaciona con las formas institucionales que están en tensión en este momento histórico por la que atraviesa América Latina, sea la participación de segmentos marginados en el Estado capitalista globalizado, sostenidapor las prácticas colonialistas, racistas y conservadoras. Para ello, trazamos una sintética línea histórica para contribuir a que este tema permanezca en la agenda.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista práxis educacional. Vitória da Conquista, BA. Vol. 15, n. 31 (jan./mar. 2019), p. 147-162pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPlurinational State of Boliviaen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectIndigenousen
dc.subjectBolíviapt_BR
dc.subjectEstado Plurinacional de Boliviaes
dc.subjectHistoria de la educaciónes
dc.titleOs indígenas como sujeitos no marco regulatório da educação no Estado Plurinacional da Bolíviapt_BR
dc.title.alternativeIndigenous people as subject to the regulatory framework of education in the Plurinational State of Bolivia en
dc.title.alternativeLos indígenas como sujetos en el marco regulatorio de la educación en el Estado Plurinacional de Bolivia es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173204pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples