Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLamb, Marcos Bernardopt_BR
dc.contributor.authorTamagna, Albertopt_BR
dc.date.accessioned2010-10-15T04:19:12Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn2178-1974pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26373pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca pela análise do processo de desenvolvimento de produto (PDP) de uma empresa de carrocerias de ônibus entender como o usuário final foi abordado durante esse processo. Tanto na teoria do Design como na da Administração estudada, o usuário deve ser um dos fatores principais na determinação do produto e da oportunidade de mercado, dado que, geralmente, as empresas de carrocerias de ônibus não abordavam diretamente as necessidades do usuário em seus PDP, conforme mostra a bibliografia. O estudo de caso foi realizado sobre o projeto de um ônibus rodoviário e no PDP identificado o usuário final teve suas necessidades identificadas por pesquisa de mercado realizada pela própria empresa. Como resultado houve uma nova configuração do espaço interior do veículo, demonstrando que o projeto anterior, que não possuía atributos desenvolvidos com foco nas necessidades, estava provavelmente em dissonância com o usuário final. O estudo também demonstra que a estrutura e a política interna da empresa têm influência no resultado do projeto de design.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the product development process (PDP) of a coach bodybuilder to understand how the End User has been addressed during this process, given the fact that the design and administration studied theories addresses that the User must be a major factor to assign the product and market opportunity. However, the literature review also indicated that, usually, companies such as Brazilian coach bodybuilder did not address directly the user’s needs. The case study was conducted on the design of a touring coach and the PDP identified End User needs by means of a market research conducted by the company. As a result there was a new configuration of the interior space, showing that the previous model, which did not possess attributes focused on the user’s needs, was probably at odds with the End User. The study also shows that the corporate structure and internal politics influence the outcome of the project design.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 1, n. 1 (2010), p.1-14pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.titleEstudo do processo de desenvolvimento de produto e geração de atributos de projeto de ônibus rodoviários : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeStudy of the product development process and attributes of a touring coach project: a case studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000745041pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples