Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLeindecker, Gabriela Machadopt_BR
dc.contributor.authorMattia, Gabriela Meneghel Collapt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Luis Fernando Herbertpt_BR
dc.contributor.authorAquino, Vanessa Barrozo Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Elias Palminorpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-23T03:28:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2238-5436pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263870pt_BR
dc.description.abstractO artigo relata a exposição curricular EMARANHADO, desenvolvida no ano de 2021 junto ao Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apresenta brevemente o projeto inicial, que compreendia uma exposição física, e foi reformulado para o ambiente digital, devido à pandemia de COVID-19. Contempla a organização da exposição, com sete eixos de execução: o acervo, o espaço expositivo, a comunicação, a mediação, as atividades educativo-culturais, a acessibilidade e a avaliação. O texto reflete sobre as potencialidades e desafios de uma exposição museológica de caráter curricular em formato digital. Conclui-se que a escolha do Instagram como espaço expositivo foi acertada, enquanto o site foi oneroso e com pouco retorno, em termos de engajamento de público. Também pondera que, embora atinja um público maior, a presença em muitas mídias sociais ao mesmo tempo dispersa atenção e dificulta a criação de conteúdo por parte da equipe curatorial.pt_BR
dc.description.abstractThis paper tells the shared curator EMARANHADO exhibition, which took place in 2021 with ten curators, students of Museology (Museum Studies) at Federal University of Rio Grande do Sul. The paper presents briefly the initial physical exhibition project that had to be adapted to digital space regarding the COVID-19 pandemic. It presents the organization of works, with seven lines of approach to execute the exhibition: collection, the exhibition space, the communication, the interaction, the cultural and educational activities, the accessi-bility and the evaluation. This text reflects the potentials and difficulties of a museological exhibition, as a curricular exercise in digital format. It concludes that choosing Instagram as one of the exhibition spaces was rightful where as the website was onerous, with not much return from audience engagement. It also ponders that if on one hand being present in many social medias reaches more people, it also scatters attention and complicates the creation of content by part of the curator’s team.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMuseologia & Interdisciplinaridade. Brasília, DF. Vol. 12, n. 23 (jan./jun. 2023), p. 207-233pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurricular exhibitionen
dc.subjectExposição museológicapt_BR
dc.subjectCyberexhibitionen
dc.subjectAmbiente digitalpt_BR
dc.subjectCybercultureen
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectMuseology UFRGSen
dc.titleEMARANHADO: reflexões sobre a cibercultura através de uma exposição curricular em formato digitalpt_BR
dc.title.alternativeEMARANHADO: reflections on cyberculture through a curricular exhibition in digital formaten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001174244pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples