Repositório Digital

A- A A+

Um esboço de narrador num ensaio de romance

.

Um esboço de narrador num ensaio de romance

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um esboço de narrador num ensaio de romance
Autor Silva, Raquel Belisário da
Orientador Angelini, Paulo Ricardo Kralik
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Literatura portuguesa
Narrador
Saramago, José 1922-2010.
Resumo O presente trabalho busca responder a um questionamento levantado quando da leitura do livro Manual de Pintura e Caligrafia, de José Saramago: o narrador que se apresenta nesta obra é o mesmo narrador das obras escritas posteriormente pelo mesmo autor? Para responder a esta pergunta, foi feito um estudo comparativo entre esta e três outras obras do autor, uma representativa de cada década – Levantado do Chão, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Intermitências da Morte – para avaliar quais características se mantiveram ao longo dos anos e quais se perderam ou modificaram. Centrados na questão do narrador e todo (ou quase todo) o conjunto de elementos que o circundam, trouxemos à tona os temas da construção do discurso, da autobiografia, da intertextualidade entre as artes, intentado promover o entrelaçamento destes com um conjunto de teorias sobre o narrador. Tais teorias, visitadas em um capítulo inicial, versam, principalmente, sobre o foco narrativo, o distanciamento do narrador em relação aos fatos e a articulação da sua narrativa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26395
Arquivos Descrição Formato
000758046.pdf (292.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.