Repositório Digital

A- A A+

Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna

.

Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua materna
Autor Mendonça, Rodrigo Baraldo
Orientador Silva, Carmem Luci da Costa
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino de línguas
Língua materna
Teorias do texto
[en] Mother tongue teaching
[en] Parâmetros curriculares nacionais
[en] Text and discourse theories
Resumo Este trabalho propõe-se a estudar de que modo quatro perspectivas de estudo do texto e do discurso – Linguística Textual, Linguística da Enunciação, Perspectiva Semiótica e Perspectiva da Análise de Discurso – podem, conjuntamente, contribuir para subsidiar a prática docente na análise de textos em sala de aula. Para isso, analisa aspectos elencados pelas teorias para a construção ou produção dos sentidos do texto e ilustra tais possibilidades por meio da análise do funcionamento textual. Posteriormente, aborda a progressiva inserção do texto nas aulas de língua materna, o que constitui argumento para que o professor domine o aparato teórico disponível, principalmente porque seu conhecimento é pressuposto, inclusive, nas documentações oficiais relativas ao ensino de Língua Portuguesa, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, viabiliza uma reflexão sobre pressupostos que podem nortear o trabalho com o texto na sua análise em sala de aula, de modo a evidenciar a importância do conhecimento das teorias inicialmente apresentadas.
Abstract This research aims to study in which means four text and discourse study perspectives – Textual Linguistics, Linguistics of Enunciation, Semiotic Perspective and the Analysis of Discourse Perspective – may contribute to provide subsidies for teaching practice when regarding the examination of texts in classrooms. In order to do that, it analyses aspects which are listed by the mentioned theories to build or produce the meaning of a text and illustrates such possibilities through analyzing the way texts function. Afterwards, it approaches progressive insertions of texts in classes on mother tongue, which constitutes a plea so the teacher is able to master the theoretical apparatus available, mostly because his/her knowledge is presupposed also, lying on official documentation concerning teaching Portuguese Language, such as the Parâmetros Curriculares Nacionais. Ultimately, it enables reflections about presupposition that could guide the work using texts and analyzing them in classroom, in order to point out the importance of knowing the previously mentioned theories.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26396
Arquivos Descrição Formato
000758055.pdf (472.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.