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dc.contributor.advisorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.contributor.authorMendonça, Rodrigo Baraldopt_BR
dc.date.accessioned2010-10-22T04:19:41Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26396pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se a estudar de que modo quatro perspectivas de estudo do texto e do discurso – Linguística Textual, Linguística da Enunciação, Perspectiva Semiótica e Perspectiva da Análise de Discurso – podem, conjuntamente, contribuir para subsidiar a prática docente na análise de textos em sala de aula. Para isso, analisa aspectos elencados pelas teorias para a construção ou produção dos sentidos do texto e ilustra tais possibilidades por meio da análise do funcionamento textual. Posteriormente, aborda a progressiva inserção do texto nas aulas de língua materna, o que constitui argumento para que o professor domine o aparato teórico disponível, principalmente porque seu conhecimento é pressuposto, inclusive, nas documentações oficiais relativas ao ensino de Língua Portuguesa, como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, viabiliza uma reflexão sobre pressupostos que podem nortear o trabalho com o texto na sua análise em sala de aula, de modo a evidenciar a importância do conhecimento das teorias inicialmente apresentadas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to study in which means four text and discourse study perspectives – Textual Linguistics, Linguistics of Enunciation, Semiotic Perspective and the Analysis of Discourse Perspective – may contribute to provide subsidies for teaching practice when regarding the examination of texts in classrooms. In order to do that, it analyses aspects which are listed by the mentioned theories to build or produce the meaning of a text and illustrates such possibilities through analyzing the way texts function. Afterwards, it approaches progressive insertions of texts in classes on mother tongue, which constitutes a plea so the teacher is able to master the theoretical apparatus available, mostly because his/her knowledge is presupposed also, lying on official documentation concerning teaching Portuguese Language, such as the Parâmetros Curriculares Nacionais. Ultimately, it enables reflections about presupposition that could guide the work using texts and analyzing them in classroom, in order to point out the importance of knowing the previously mentioned theories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectText and discourse theoriesen
dc.subjectMother tongue teachingen
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectTeorias do textopt_BR
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaisen
dc.titleContribuições dos estudos do texto e do discurso para o ensino de língua maternapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000758055pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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