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dc.contributor.advisorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Luis Fabiano dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-26T03:36:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264028pt_BR
dc.description.abstractA presente tese se constitui como uma textualidade híbrida, que utiliza elementos dramáticos e conceituais para sua escritura. Ao serem levadas ao divã de Wittgenstein, as docências que se performam em uma aula serão problematizadas sob a ótica de encenações terapêuticas, através dos conceitos de espetacularidade e performatividade. A partir daí empreendem-se movimentos no sentido de se desfazer usos metafísicos da linguagem na educação, aproximando-se das discussões filosóficas empreendidas por Ludwig Wittgenstein, Jacques Derrida, Judith Butler, Erika Fischer-Lichte, Roland Barthes, entre outros. Inspirada em Derrida, a tese assume sua condição de prótese, isto é, enxerta recortes de diferentes autores e textos, realizando combinações exploratórias iteráveis em combinação com o texto dramático (no qual dois professores discutem a realização de um seminário sobre literatura). A investigação gramatical-desconstrucionista percebe como a espetacularização docente, centrada no professor enquanto agente, alicerça-se na essencialização do sujeito, na dicotomia entre teoria e prática e na metafísica da presença, enquanto, por outro lado, apresenta-se a constituição de relações corporais de alteridade empreendidas por docentes e discentes através da efetiva realização de jogos, visando a uma aula performativa.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is constituted as a hybrid textuality, which uses dramatic and conceptual elements for its writing. When taken to Wittgenstein’s couch, the teaching practices that are performed in a class will be problematized from the perspective of therapeutic stagings, through the concepts of spectacularity and performativity. From there, movements are undertaken in order to undo metaphysical uses of language in education, approaching the philosophical discussions undertaken by Ludwig Wittgenstein, Jacques Derrida, Judith Butler, Erika Fischer-Lichte, Roland Barthes, among others. Inspired by Derrida, the thesis assumes its status as a prosthesis, that is, it grafts clippings from different authors and texts, performing iterable exploratory combinations in combination with the dramatic text (in which two professors discuss the holding of a seminar on literature). The grammatical-deconstructionist investigation perceives how the teaching spectacularization, centered on the teacher as an agent, is based on the essentialization of the subject, on the dichotomy between theory and practice and on the metaphysics of presence, while, on the other hand, it presents the constitution of relationships of otherness undertaken by professors and students through the effective realization of games, aiming at a performative class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectClassroomen
dc.subjectDeconstructionen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSpectacularityen
dc.subjectPerformative studiesen
dc.subjectLanguage gamesen
dc.titleAula aberta ou um docente que coloca a escritura para jogar : encenações terapêuticas para uma aula performativapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001175670pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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