Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Cláudia Mentzpt_BR
dc.contributor.authorPinto, Ubiratan Machadopt_BR
dc.date.accessioned2010-10-22T04:19:42Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26402pt_BR
dc.description.abstractEste estudo literário propõe-se sondar a narrativa determinada pelo fluxo de consciência, mais especificamente o romance Angústia (1936), de Graciliano Ramos. A análise visa perscrutar a interioridade psíquica do narrador-personagem nessa prosa brasileira. O protagonista chama-se Luís da Silva, sujeito que procura a evasão da vida social por intermédio da escrita, revelando-se introspectivo pelo seu desajuste em relação ao meio externo. Também marcada pelo uso do tempo psicológico, tal narrativa tem o objetivo de tornar os pensamentos desse narrador inteligíveis através da linguagem. Por isso, esse trabalho observa o discurso produzido em primeira pessoa do singular, no fluir da memória do sujeito restrito a um exíguo espaço. Assim, percebe-se que as reminiscências de Luís da Silva são repletas de imagens e fatos misturados em sua mente, revolvidos na justaposição temporal entre passado e presente, desordenados no decorrer do texto ficcional. A finalidade dessa proposta, então, é fornecer respaldo teórico sobre o romance de introspecção, na qual o esforço do personagem para entender seus questionamentos íntimos destaca-se no percurso da narrativa.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the narrative elaborated through the stream of consciousness in the novel Angústia (1936), by Graciliano Ramos. The analysis aims at examining the psychological reality of the narrator-character in this Brazilian fiction work. The protagonist is called Luís da Silva, who seeks evasion from social life through his writing, and reveals his introspective side through his inability to adapt to the external environment. Also marked by the use of psychological time, the narrative is aimed at rendering the narrator‟s thoughts intelligible. Therefore, this work observes the discourse produced in first person singular in the memory flow by an individual enclosed in a limited space. Thus, it is observed that the character's reminiscences are filled with pictures and facts mixed in his mind, scrambled in temporal juxtaposition of past and present, disordered by the fictional text. The purpose of this study, then, is to provide a theoretical basis to understand the introspective novel, in which the effort of the character in understanding his or her intimate questionings is highlighted in the course of the narrative.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectReminiscenceen
dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953pt_BR
dc.subjectIntrospectionen
dc.subjectStream of consciousnessen
dc.subjectCritica e interpretacaopt_BR
dc.subjectAngústiaen
dc.titleNos meandros da memória, subjetividade e “confissão” em Angústia, de Graciliano Ramospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000758287pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Alemão: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples