Repositório Digital

A- A A+

A virtualização do mercado e o fenômeno de desintermediação : um estudo no segmento de viagens corporativas

.

A virtualização do mercado e o fenômeno de desintermediação : um estudo no segmento de viagens corporativas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A virtualização do mercado e o fenômeno de desintermediação : um estudo no segmento de viagens corporativas
Autor Lauda, Luciene Zenaide Andrade
Orientador Rosenfield, Cinara Lerrer
Co-orientador Mello, Luciana Garcia de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Sociedade da informação
Turismo
Resumo O presente trabalho se propôs a compreender as principais estratégias desenvolvidas pelas agências de viagens corporativas, como forma de superar o fenômeno da desintermediação (LEVY,1996), fenômeno promovido pelo advento da Internet e a conseqüente transparência do mercado que possibilita que os produtores primários e os requerentes possam entrar em contato diretamente um com o outro, ameaçando o papel habitual do intermediário. Sendo assim, insere-se no contexto dos estudos da Sociedade da Informação que gera conhecimentos e que requer cada vez mais informação, tornando esse processo um ciclo, característico do novo paradigma tecnológico (CASTELLS, 1999). Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com gerentes, diretores ou sóciosdiretores de quatro agências de viagens corporativas de Porto Alegre. Concluiu-se que a principal estratégia dessas agências foi o investimento em inovações tecnológicas como forma de manterem-se competitivas no mercado. Essa tecnologia, denominada genericamente de selfbooking está possibilitando a transformação do papel de intermediário, porém, ao mesmo tempo, as agências mantêm alguns processos de operação tradicionais. Ao contrário do que sugeriu Levy (1996), que através do ciberespaço os intermediários corriam o risco de tornarem-se parasitas da informação e da transação, esses agentes tentam reinventar suas funções desempenhando um diferente papel na nova economia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26407
Arquivos Descrição Formato
000758575.pdf (279.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.